“Literatura e Estudos Culturais” é sessão temática dos Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, periódico da Coleção SciELO Brasil, está recebendo artigos e resenhas para a edição de julho-dezembro de 2014. Publicado pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, o periódico tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.

O último fascículo de 2014 trará uma seção temática sobre Literatura e Estudos Culturais, tema proposto por Alfredo Cordiviola, da Universidade Federal do Pernambuco, e Claudia Junqueira de Lima Costa, da Universidade de Santa Catarina.

O campo dos estudos culturais inclui: genealogia, evoluções, temas, pressupostos teóricos e práticas relacionadas à crítica literária. O lugar das áreas e da interdisciplinaridade nos estudos culturais. Os estudos culturais e o local de enunciação: políticas acadêmicas hegemônicas e periféricas. As relações entre os estudos culturais, o feminismo, os estudos étnico-raciais e os estudos da (pós)colonialidade. O questionamento do cânone pelos estudos culturais. Diferentes abordagens da literatura brasileira contemporânea a partir dos estudos culturais.

A revista conta também com uma seção de temas livres, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

Os artigos e resenhas devem ser enviados para: revistaestudos@gmail.com. O prazo final para o envio de artigos para a seção temática é 30 de maio de 2014. As colaborações para as demais seções são recebidas em fluxo contínuo.

Para envio das contribuições, consultar as normas para publicação, disponíveis a partir do site próprio do periódico <http://goo.gl/pESlS6> ou na página do periódico no SciELO <http://www.scielo.br/revistas/elbc/pinstruc.htm>.

 

Links relacionados:

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea:  http://www.scielo.br/elbc/.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

“Literatura e Estudos Culturais” é sessão temática dos Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2014 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2014/05/14/literatura-e-estudos-culturais-e-sessao-tematica-dos-estudos-de-literatura-brasileira-contemporanea/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation