“Preconceitos de gênero e raça” e “Relações entre política e trabalho” são temas dos próximos números da Revista Brasileira de Ciência Política

logoA Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília que tem como objetivo promover o debate científico de cientistas políticos, sociólogos, antropólogos, historiadores e comunicólogos sobre o fenômeno da política, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

O periódico está com chamada de trabalhos para submissão de manuscritos para os números 16 e 17, que terão como temas “Feminismo e antirracismo” e “Política e trabalho”.
No número 16, a Revista Brasileira de Ciência Política publicará estudos sobre abordagens e formas de ação política que confrontam as desigualdades e preconceitos de gênero e de raça, levando em conta também seu efeito cruzado. É relevante para essa discussão o modo como são compreendidos os impactos que a raça e o gênero têm na posição social dos indivíduos, nas formas de vulnerabilidade que os atingem e na sua atuação política, assim como o debate sobre políticas públicas que buscam combater essas desigualdades. O dossiê abrigará estudos teóricos sobre abordagens feministas e antirracistas e análises voltadas para a discussão dos movimentos feministas e antirracistas, com suas propostas, agenda e formas de atuação. O prazo para a submissão de manuscritos sobre estes temas é 30 de setembro de 2014.

O número 17 do periódico destacará as relações entre política e trabalho. Temática fundamental para algumas tradições de pensamento nas Ciências Sociais, o trabalho é uma questão central para o entendimento das transformações nos padrões das relações de poder, nas hierarquias, nas formas de ocupação do espaço, do uso do tempo da sociabilidade. Ao mesmo tempo, o sindicalismo vem sofrendo profundas modificações, bem como a relação entre partido e classe. As vinculações entre política e trabalho são parte da produção das distinções e das desigualdades, aspecto também relevante nessa discussão. As relações de trabalho expõem, ainda, a fragilidade de concepções restritas da política. Serão considerados estudos teóricos e empíricos sobre essas temáticas e o prazo para o envio de contribuições é 31 de janeiro de 2015. A edição deve ser lançada em fevereiro do mesmo ano.

Além das contribuições temáticas, o periódico aceita manuscritos com temática livre e resenhas.

Informação sobre a forma de apresentação dos manuscritos, processo de revisão por pares e outras instruções para submissão podem ser acessadas a partir de: http://www.scielo.br/revistas/rbcpol/pinstruc.htm.

Link relacionado:

Revista Brasileira de Ciência Política –  http://www.scielo.br/rbcpol

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

“Preconceitos de gênero e raça” e “Relações entre política e trabalho” são temas dos próximos números da Revista Brasileira de Ciência Política [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2014 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2014/08/04/preconceitos-de-genero-e-raca-e-relacoes-entre-politica-e-trabalho-sao-temas-dos-proximos-numeros-da-revista-brasileira-de-ciencia-politica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation