Urbe abre chamada de artigos para seção especial em “Segurança, Controle e Vigilância nas Cidades”

Por Equipe Editorial, revista urbe 

urbe_logo A revista urbe está com chamada de artigos aberta para a seção especial: “Segurança, Controle e Vigilância nas Cidades”,direcionada a pesquisadores envolvidos nos estudos de vigilância na América Latina.

O aumento do número de câmeras de vigilância públicas e privadas é o principal fator que demonstra o avanço dessa prática. Entretanto, vigilância vai além das tecnologias de vídeo monitoramento, inclui um conjunto de outras tecnologias e práticas como biometria, vigilância na internet, telefones celulares, etc. Na América Latina, a principal justificativa para a instalação de tais tecnologias é o suposto crescimento da violência urbana ou, ao menos, o medo dela.

O contraponto quanto à intensificação do uso de tecnologias de vigilância é o fato de elas poderem ao mesmo tempo promover a proteção e a segregação social, e essa questão abre uma oportunidade para discutir os usos e as funções destas tecnologias.

A falta de estudos científicos na área de vigilância na América Latina é uma oportunidade para explorar um campo de pesquisa que já é bastante estabelecido na Europa e na América do Norte. A identificação das particularidades desse continente nas questões de vigilância é um dos desafios a serem enfrentados, já que as motivações para o aumento da vigilância diferem dos demais.

Para essa edição, foram convidados os editores Lucas Melgaço (Vrije Universiteit Brussel – VUB) e Nelson Arteaga Botello (Latin American Faculty of Social Sciences – FLACSO), especialistas em vigilância e integrantes da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) uma plataforma que permite a discussão e a troca de conhecimentos entre pesquisadores interessados nas temáticas; vigilância, tecnologia, sociedade e suas inter-relações.

Prazo para envio dos artigos: 15 de dezembro de 2014

Data provável de publicação: maio de 2015

Para maiores informações, acessar o site: http://www.pucpr.br/urbe

Links externos:

urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana – http://www.scielo.br/urbe/

Página institucional – urbe – http://www.pucpr.br/urbe

Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) – http://www.lavits.org

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Urbe abre chamada de artigos para seção especial em “Segurança, Controle e Vigilância nas Cidades” [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2014 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2014/12/01/urbe-abre-chamada-de-artigos-para-secao-especial-em-seguranca-controle-e-vigilancia-nas-cidades/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation