“Cuidado e responsabilidade”, “Ciência política no Brasil” e “Ecologia e política” são temas de chamada de trabalhos da Revista Brasileira de Ciência Política

Por Equipe editorial Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, DF, Brasil 

rbcpol_logoA Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) que tem como objetivo promover o debate científico de cientistas políticos, sociólogos, antropólogos, historiadores e comunicólogos sobre o fenômeno da política, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

O periódico está com chamada de trabalhos para submissão de manuscritos para os números 18, 19 e 20, que terão como temas “Cuidado e responsabilidade”, “Ciência política no Brasil” e “Ecologia e política”, respectivamente.

No número 18, a Revista Brasileira de Ciência Política publicará dossiê que reunirá estudos teóricos e empíricos sobre cuidado e responsabilidade nas sociedades contemporâneas. A temática inclui um conjunto amplo de debates e preocupações, como os modos de organização e os sentidos assumidos pelo cuidado, a relação entre cuidado, gênero e divisão social do trabalho, a desvalorização do trabalho associado ao cuidado, a relação entre justiça, vulnerabilidade e dependência e o modo como a responsabilidade (individual e ou social) é mobilizada nas abordagens teóricas e nos estudos empíricos que compõem esses debates. São temas presentes em diferentes vertentes dos estudos contemporâneos, como as teorias da justiça, as teorias feministas, os estudos de gênero e os estudos sobre divisão do trabalho e sobre os mecanismos de reprodução de desigualdades e vulnerabilidades sociais. Estão presentes, também, nas pesquisas sobre os limites e potenciais das políticas públicas relacionadas ao cuidado, sejam elas focadas nas crianças, nas/os idosas/os, nas/os doentes e/ou nas/os portadoras/es de deficiências. O prazo para a submissão de manuscritos sobre estes temas é até 31 de maio de 2015 com previsão de publicação em outubro de 2015.

O número 19 terá como tema do dossiê a “Ciência política no Brasil” e avaliará artigos sobre a história, o estado atual e a prospecção das possibilidades da disciplina no país, incluindo abordagens que tratam de sua institucionalização, das disputas internas, das agendas de pesquisa dominantes, emergentes ou esquecidas, da relação com outros campos de saber e da relação com os poderes públicos. Podem ter enfoque panorâmico ou tratar de uma subárea disciplinar específica, de uma publicação ou instituição, de um(a) pesquisador(a) ou grupo de investigação, do impacto de autores(as) ou abordagens importadas do exterior. O prazo para a submissão de manuscritos sobre estes temas é até 30 de setembro de 2015 com previsão de publicação em fevereiro de 2016.

Por fim, o número 20 trará a relação entre ecologia (meio-ambiente) e política, em suas variadas dimensões.  Serão avaliados artigos sobre o movimento ambientalista, no Brasil e em outros países, abordando sua evolução, suas estratégias, suas interfaces com Estados e partidos, suas redes transnacionais, suas divisões internas; sobre os desafios que a consciência ecológica apresenta à teoria política, em suas diferentes vertentes; sobre plataformas políticas como o “desenvolvimento sustentável” e as críticas feitas a elas. O dossiê está aberto também a contribuições sobre temáticas emergentes, como a responsabilidade humana em relação ao planeta e os direitos dos animais. O prazo para a submissão de manuscritos sobre estes temas é até 31 de janeiro de 2016 com previsão de publicação em junho de 2016.

Além disso, o periódico aceita artigos com temática livre e resenhas. Outras informações estão disponíveis em nossa página <http://www.scielo.br/revistas/rbcpol/pinstruc.htm>.

Link externo:

Revista Brasileira de Ciência Política – http://www.scielo.br/rbcpol/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

“Cuidado e responsabilidade”, “Ciência política no Brasil” e “Ecologia e política” são temas de chamada de trabalhos da Revista Brasileira de Ciência Política [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2015 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2015/03/27/cuidado-e-responsabilidade-ciencia-politica-no-brasil-e-ecologia-e-politica-sao-temas-de-chamada-de-trabalhos-da-revista-brasileira-de-ciencia-po/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation