No cardápio de Varia Historia, as artes da mesa

Regina Horta Duarte, Editora-chefe de Varia Historia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Leila Mezan Algranti

Leila Mezan Algranti

Leila Mezan Algranti é professora titular de História do Brasil na Universidade Estadual de Campinas, pesquisadora nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, e atua principalmente em temas de história cultural, com destaque para escravidão, história dos livros e da leitura, alimentação, vida religiosa no Brasil colônia e estudos de gênero. É autora dos livros O feitor ausente (estudo sobre a escravidão urbana no Rio de Janeiro, 1808-1821) (1988); Honradas e devotas: mulheres da colônia (1999), Livros de devoção, Atos de censura – ensaios de história do livro e da leitura na América Portuguesa (2004), além de artigos e capítulos de livros.

Leila é autora do artigo “Alimentação e cultura material no Rio de Janeiro dos vice-reis: diversidade de fontes e possibilidades de abordagens”, publicado no número 58 de Varia História, integrante do dossiê “Culturas alimentares, práticas e artefatos” organizado pelo professor José Newton Coelho Meneses, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Por meio de pesquisa sistemática em inventários post mortem, a autora investiga a posse de objetos como garfos e facas, num tempo em que seu uso ou sua mera ostentação eram sinais de refinamento e status. A presença de talheres sinalizava ainda como o fluxo contínuo de pessoas e mercadorias no império português, ao longo dos séculos, contribuiu para atenuar diferenças culturais nos hábitos à mesa.

Assista à entrevista filmada concedida pela autora à Regina Horta Duarte, editora-chefe de Varia Historia, realizada nas dependências do Museu Paulista, na cidade de São Paulo, no dia 26 de janeiro de 2016. O vídeo integra o Canal Varia Historia, no YouTube.

Para ler o artigo, acesse

ALGRANTI, L. M. Alimentação e cultura material no Rio de Janeiro dos vice-reis: diversidade de fontes e possibilidades de abordagens. Varia hist. [online]. 2016, vol.32, n.58, pp. 21-51. [viewed 23th February 2016]. ISSN 1982-4343. DOI: 10.1590/0104-87752016000100003. Available from: http://ref.scielo.org/77fwqh

Links externos

Varia Historia – VH – www.scielo.br/vh

Canal Varia Historia YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCD4EbWEXNyTAirlemvy3UPw

 

Sobre Regina Horta Duarte

foto_HortaRegina Horta Duarte é professora Titular de História da Universidade Federal de Minas Gerais, e pesquisadora nível 1 A do CNPq. Foi editora chefe da Revista Brasileira de História (2006-2007). Em 2008, ocupou vaga de Professora Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Participou da fundação da Sociedade Latino Americana Y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), e foi eleita para a primeira Junta Diretiva. Permaneceu na Junta Diretiva dessa entidade como editora-chefe da revista Historia Ambiental Latinoamericana Y Caribeña (HALAC), publicação científica inaugurada em 2011 até setembro de 2014. Em abril de 2013, atuou como Visiting Reseach Professor na University of Texas at Austin. É Editora Chefe da revista Varia Historia desde janeiro de 2015. Publicou os livros “A Imagem Rebelde”(1991), Noites Circentes (1995), História e Natureza (2005), Biologia Militante (2010), e tem no prelo o livro Activist Biology, que será publicado este ano nos EUA. Publicou em periódicos de importância como Latin American Research Review, Journal of Latin American Research, Environmental and History, ISIS, Luso-Brazilian Review, Global Environmental, entre outros.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

No cardápio de Varia Historia, as artes da mesa [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/03/03/no-cardapio-de-varia-historia-as-artes-da-mesa/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation