Novo número bilíngue sobre cena e tecnologia

Gilberto Icle, editor da Revista Brasileira de Estudos da Presença, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

rbep_logoA Revista Brasileira de Estudos da Presença é bastante importante para a área de Artes Cênicas, pois trata das relações contemporâneas entre cena e tecnologia (volume 6, número 2). Essas relações têm sido estudadas por diferentes pesquisadores do Brasil e do mundo, revelando não apenas as possibilidades de utilização de dispositivos tecnológicos em espetáculos de teatro, dança e em performances, mas, também, no que muda sobre o que sabemos sobre espetáculos, na medida em que usamos as diferentes tecnologias.

A própria noção de tecnologia relacionada à cena contemporânea é muito polifônica, ela implica o uso de equipamentos altamente desenvolvidos, assim como, tecnologias “antigas”, tomadas como uma espécie de prolongamento do corpo de atores, bailarinos e performances. Eles se propõem a tratar tanto de objetos técnicos em cena, como das marionetes como dispositivo tecnológico.

Destacamos aqui três artigos que tratam dessas questões: o primeiro, da pesquisadora francesa Erica Magris, intitulado “Entre empatia e dissecação: o cinema ao vivo de Katie Mitchell”, que analisa o uso do cinema na cena contemporânea, discutindo o trabalho de Katie Mitchell. Trata-se de um estudo sobre dois espetáculos da encenadora alemã nos quais ela explora a simultaneidade da presença e da filmagem. Assim, Magris indaga sobre as tensões criadas nesses universos cênicos e como isso constitui uma subjetividade partilhada entre palco e plateia.

O segundo, também da França, da pesquisadora Julie Valero, “A utilização de objetos técnicos nas criações teatrais contemporâneas”, toma como exemplos para a análise, criações cênicas a partir de seus objetos técnicos em suas utilizações, conceitos e possibilidades. A tese central defendida pela pesquisadora é que o objeto técnico poderia ser compreendido como extensão do corpo do ator. Nesse caminho, ela explora como exemplo o trabalho do grupo Wooster Group e discorre sobre os conceitos de objeto técnico.

Por fim, o trabalho do canadense Sebastian Xavier-Samur, “Uma comparação entre presença cênica e presença na realidade virtual”, problematiza a noção de “presença” do ator no ambiente em que esse se mescla com o universo virtual em cena. Ele discute noções diferentes de presença virtual e as compara com a presença cênica, procurando tecer a tese de que a problematização da presença virtual pode oferecer insights sobre a presença cênica.

Como de praxe, o periódico publica a seção “Outros Temas” que traz quatro artigos sobre temáticas diversas. Você poderá conferir o trabalho dos pesquisadores da Unicamp sobre as poéticas do cotidiano; uma crítica ao método brasileiro BPI (bailarino-pesquisador-intérprete) realizado pela norte-americana Ana Paula Höfling; um estudo sobre o Théâtre du Soleil, da brasileira Suzana Thomas e uma análise do teatro de Eugène Ionesco de Viviane Pereira.

E para finalizar esta edição, a entrevista da professora Marta Isaacsson com dois dos mais importantes artistas da cena contemporânea no Canadá: Michel Lemieux e Victor Pilon. Eles são os encenadores da “Compagnie Multidisciplinaire 4D Art” de Montreal. Na entrevista, contam sobre as principais motivações de suas obras que os levaram a trabalhar no fio da navalha entre a realidade e a simulação. Ao serem instigados pela entrevistadora, falam sobre procedimentos e detalhes de seus processos artísticos, assim como, sobre detalhes de alguns de seus espetáculos.

Para ler os artigos, acesse

MAGRIS, E. Entre Dissection et Empathie: le cinéma en direct de Katie Mitchell. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.186-205. [viewed 30th May 2016]. ISSN 2237-2660. DOI: 10.1590/2237-266059369. Available from: http://ref.scielo.org/hqr7fz

VALERO, J. La Mise en Jeu des Objets Techniques sur les Scènes Théâtrales Contemporaines. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.206-225. [viewed 30th May 2016]. ISSN 2237-2660. DOI: 10.1590/2237-266058858. Available from: http://ref.scielo.org/nbmp7c
FERRAZ, R. The Body, the Moving Image and the Puppet: the contemporary scene arising from [in]animated forms. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.226-241. [viewed 30th May 2016]. ISSN 2237-2660. DOI: 10.1590/2237-266062562. Available from: http://ref.scielo.org/cfz5b2

SAMUR, S. X. Comparing Stage Presence and Virtual Reality Presence. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.242-265. [viewed 30th May 2016]. ISSN 2237-2660. DOI: 10.1590/2237-266058902. Available from: http://ref.scielo.org/tvgk93

RABELO, F., FERRACINI, R. and REIS, B. Composition Plans in Action: poetics of everyday possibilities. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.266-286. [viewed 30th May 2016]. ISSN 2237-2660. DOI: 10.1590/2237-266062890. Available from: http://ref.scielo.org/vbz2bn

HOFLING, A. P. Pedagogy of the Possessed: re-thinking the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method in dance curricula in Brazil. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.287-308. [viewed 30th May 2016]. ISSN 2237-2660. DOI: 10.1590/2237-266058130. Available from: http://ref.scielo.org/r42q8c

THOMAZ, S. La Théâtralité, entre Théories et Pratiques: un regard sur la démarche du Théâtre du Soleil. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.309-330. [viewed 30th May 2016]. ISSN 2237-2660. DOI: 10.1590/2237-266061934. Available from: http://ref.scielo.org/stp8sz

PEREIRA, V. A. A. C. Stage Directions Beyond Theater: Eugène Ionesco’s exercise in theatricality. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.331-351. [viewed 30th May 2016]. ISSN 2237-2660. DOI: 10.1590/2237-266052382. Available from: http://ref.scielo.org/tdqmwj
LEMIEUX, M., PILON, V. and ISAACSSON, M. 4D Art: corps réels et virtuels, une réalité augmentée. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.352-373. [viewed 30th May 2016]. ISSN 2237-2660. DOI: 10.1590/2237-266062345. Available from: http://ref.scielo.org/c7j294

Link externo

Revista Brasileira de Estudos da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ICLE, G. Novo número bilíngue sobre cena e tecnologia [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/06/08/novo-numero-bilingue-sobre-cena-e-tecnologia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation