Apoio social no Facebook: do instrumental ao emocional

Gustavo Miranda Caran, Doutorando em Ciência da Informação IBICT/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

tinf_logoPesquisadores do grupo NetLab – Microssociologia e Estudos em Rede, vinculados à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) desenvolveram pesquisa inédita sobre o apoio social em mídias sociais, trazendo a abordagem da Análise de Redes Sociais (ARS) com foco em um estudo de caso. O objetivo do trabalho é compreender as novas dinâmicas de interação dos usuários através destas plataformas e os usos sociais de tais tecnologias para apoio mútuo. Os pesquisadores realizaram a coleta e análise dos dados em 2013/2014, e seus resultados podem ser acessados no periódico Transinformação (número 28, v olume 2), com o título: Use of social network to support visually impaired people: a Facebook case study.

A pesquisa inova ao tratar do fenômeno do apoio social tendo em vista as trocas informacionais no Facebook, aplicando técnicas da ARS em duas dimensões do apoio social: apoio oferecido versus apoio solicitado, e apoio instrumental versus apoio emocional. O trabalho permitiu compreender as distinções nas ações de engajamento entre publicações de caráter instrumental (auxílio nas tomadas de decisão e realização de atividades do dia a dia) e de caráter emocionais (estímulos para a autoestima e para a motivação).

A pesquisa analisou as ações de publicação, comentário e curtidas dos integrantes de um grupo do Facebook voltado para o apoio às pessoas com baixa-visão. Por um lado, os dados mostram uma predominância de publicações de caráter instrumental e de apoio oferecido. Mas por outro, há um engajamento maior nas publicações de caráter emocional e de apoio solicitado. Os resultados abrem um espaço importante para novos debates sobre métodos eficazes de promoção de saúde, capazes de contemplar as dinâmicas de trocas de informação nas mídias sociais e seus possíveis impactos no bem-estar e na qualidade de vida de seus usuários.

Para ler o artigo, acesse

CARAN, G. M., SANTINI, R. M. and BIOLCHINI, J. C. A. Use of social network to support visually impaired people: A Facebook case study. Transinformação [online]. 2016, vol.28, n.2, pp.173-180. [viewed 03rd June 2016]. ISSN 2318-0889. DOI: 10.1590/2318-08892016000200004. Available from: http://ref.scielo.org/vqxc7q

Link externo

Transinformação – TINF: http://www.scielo.br/tinf

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CARAN, G. M. Apoio social no Facebook: do instrumental ao emocional [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/06/10/apoio-social-no-facebook-do-instrumental-ao-emocional/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation