Coleção completa de Varia Historia agora on-line!

Regina Horta Duarte, Editora-chefe de Varia Historia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

vh_logoAdmitida no SciELO desde 2007, o periódico Varia Historia disponibiliza nessa plataforma todo seu conteúdo a partir do número 33. Esse periódico, fundado em 1985 com o título inicial de Revista do Departamento de História, há muito desejava oferecer maior visibilidade dos números 1 ao 32, mas encontrava dificuldades técnicas e financeiras para fazê-lo.

Desde maio deste ano, Varia Historia orgulhosamente disponibiliza sua coleção completa, em seu novo site. Para tanto, contou com o apoio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) que, graciosamente, digitalizou vários números até então apenas impressos, e ainda converteu os pdfs já existentes em OCR. Assim, além da coleção completa, nossos leitores agora contam com arquivos pesquisáveis e editáveis, o que facilita a divulgação, circulação e uso dos artigos por todos os interessados, em acesso fácil e gratuito.

Durante os trabalhos, ficou evidente como a revista sempre contou com a participação dos mais importantes pesquisadores, a exemplo de Francisco Iglesias, John Monteiro e Alcir Lenharo. Há números muito úteis e valiosos, como é o exemplo do especial Códice Costa Matoso (n. 21, 1999), realizado com a Fundação João Pinheiro, sobre a edição de documentos fundamentais para a história do Brasil Colônia.

A parceria com o APCBH foi realizada por intermédio de seu diretor, Yuri Mello Mesquita, mestre em História pela UFMG. A iniciativa ilustra as possibilidades profícuas de articulação entre periódicos científicos e instituições de pesquisa, com união de esforços e apoio mútuo entre aqueles que trabalham para salvaguardar, produzir e fazer circular o conhecimento.

Assista à entrevista concedida por Yuri Mello Mesquita, diretor do APCBH, à Regina Horta Duarte, Editora-chefe de Varia Historia, em maio de 2016, nas dependências da referida instituição. Além de noticiar a parceria e a nova conquista de Varia Historia, a entrevista aborda aspectos dos 25 anos de história do arquivo, suas conquistas e desafios, assim como o valor de seus acervos para os pesquisadores de várias áreas do conhecimento.

Confira abaixo a entrevista com Yuri Mello

Link externo

Varia Historia – VH: www.scielo.br/vh

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DUARTE, R. H. Coleção completa de Varia Historia agora on-line! [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/07/22/colecao-completa-de-varia-historia-agora-on-line/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation