A RBPI e uma ideia de modernização e de desenvolvimento: entrevista com Amado Cervo

Antônio Carlos Lessa, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), editor-chefe da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI, Brasília, DF, Brasil

A Revista Brasileira de Política Internacional é uma das mais tradicionais publicações científicas da grande área de humanidades publicada na América Latina. Fundada em 1958 pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, a RBPI assumiu desde as suas origens um papel central no pensamento brasileiro sobre relações internacionais em geral e sobre política externa brasileira, em particular.

O periódico foi criado no Rio de Janeiro, e foi animada desde sempre por intelectuais e diplomatas, muito antes de existir uma academia baseada na Universidade. A trajetória da RBPI se confunde, de certo modo, com a dos grandes debates sobre a inserção internacional do Brasil, sobre as suas vinculações com os problemas do desenvolvimento e os desafios apresentados pela política internacional.

Transferida para Brasília em 1993, a Revista passou a ser animada por professores da Universidade de Brasília que, juntamente com diplomatas brasileiros, reconstituíram o IBRI na capital federal e deram continuidade à edição. O primeiro editor da Revista nessa nova fase foi o Professor Amado Cervo, docente da Universidade de Brasília, que consolidou o perfil científico da publicação e a dirigiu até 2004.

Amado Cervo

Amado Cervo

Cervo, que é professor emérito de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, conversou com Antônio Carlos Lessa, editor-chefe da RBPI a partir de 2004, sobre o papel da RBPI na cultura política e internacionalista brasileira desde as suas origens e até os dias de hoje. Veja no link a entrevista.

Para ler os artigos, acesse

Rev. bras. polít. int. vol.60 no.1 Brasília 2017

Link externo

Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI: www.scielo.br/rbpi

Sobre Antônio Carlos Lessa

Antônio Carlos Lessa é professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e editor-chefe da Revista Brasileira de Política Internacional ‒ RBPI.  Doutor em História pela Universidade de Brasília, desenvolveu estudos pós-doutorais na França (2008) e nos Estados Unidos (2015-2016). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ‒ CNPq, é editor-chefe da Revista Brasileira de Política Internacional desde 2004.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

LESSA, A. C. A RBPI e uma ideia de modernização e de desenvolvimento: entrevista com Amado Cervo [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2017 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2017/04/26/a-rbpi-e-uma-ideia-de-modernizacao-e-de-desenvolvimento-entrevista-com-amado-cervo/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation