Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea recebe artigos sobre Leitura e Experiência

Ligia G. Diniz, doutora em Literatura e Práticas Sociais, UnB, Brasília, DF, Brasil

A leitura é a atividade que dá existência à obra literária. Pensando nisso, o periódico Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea convida a comunidade acadêmica a participar da chamada de artigos para o número 57 da revista, que traz uma seção temática dedicada aos múltiplos aspectos relacionados à experiência de ler um texto literário.

Sartre (1989, p. 35) já dizia que “o objeto literário é um estranho pião, que só existe em movimento”. Mas o que faz, como propõe Wolfgang Iser (1989, p. 29), que os leitores desejem participar das “aventuras da literatura”, nas quais deixam “sua própria segurança para adentrar domínios do pensamento e da ação que nem sempre são reconfortantes”? Iser sugere que, como espaço de liberdade, é próprio ao literário encenar a vida não para retratá-la, e sim para permitir ao leitor participar dela.

Neste número, o periódico Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea dedicará uma seção às reflexões que envolvem a complexa relação entre as obras literárias, especialmente as brasileiras contemporâneas, e seus leitores. Serão selecionados artigos dedicados a pensar a leitura como espaço de possibilidades e de vivência da subjetividade, em temáticas como: teorias da leitura (revisão e novas propostas); processos cognitivos e afetivos na leitura literária; tempo e espaço da leitura literária; crítica literária versus leitura literária; análise diacrônica da recepção de obras literárias; formação do leitor literário; leitura de literatura na escola; best-sellers e cânone; formas contemporâneas de leitura literária; livro de papel e livro digital; leitura, criação e performance; interpretação e releitura em diferentes meios e suportes; representação do leitor em obras críticas e literárias etc.

Dossiê proposto por Bruna Paiva Lucena, Ligia Diniz e Patrícia Nakagome.

O prazo final para o envio de artigos para esta seção temática é 30 de junho de 2018.

O periódico conta também com uma seção de tema livre, em que são publicados artigos de abordagens diversas sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

As colaborações para a seção de tema livre são recebidas em fluxo contínuo.

As normas para publicação estão disponíveis em: https://goo.gl/lpWufc

As colaborações serão recebidas pelo sistema da revista. Para enviar seu texto, acesse a área de Submissões: https://goo.gl/kPHVuh

Para outras informações, entre em contato conosco por e-mail: revistaestudos@gmail.com

Referências

ISER, W. Indeterminacy and the Reader’s Response. Prospecting: from reader response to literary anthropology. Baltimore: Johns Hopkins Universtity Press, 1989. p. 3-30.

SARTRE, J-P. Que é a literatura? São Paulo: Ática, 1989.

Links externos

Estudos de literatura brasileira contemporânea – ELBC: http://www.scielo.br/elbc/

Todas as edições da revista estão disponíveis em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/index

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DINIZ, L. G. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea recebe artigos sobre Leitura e Experiência [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2018 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/03/26/estudos-de-literatura-brasileira-contemporanea-recebe-artigos-sobre-leitura-e-experiencia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation