Critérios para submissão de manuscritos ao periódico Paidéia

Eduardo Name Risk, Pós-Doutorando, Editor Júnior do periódico Paidéia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

A editoração científica compõe conjunto de atividades que não se limita à revisão por pares, visto que a preparação de um manuscrito requer o cumprimento das normas do periódico por parte dos autores e sua conferência por parte da comissão editorial, equipe de apoio editorial, bibliotecários, dentre outros profissionais (RISK, 2010). Em outras palavras, a produção de um artigo científico é fruto de várias mãos desde o árduo trabalho do pesquisador alçado à condição de autor, passando pela equipe de apoio editorial, editores, consultores ad hoc, bibliotecários, além de profissionais responsáveis pela diagramação e disponibilização do conteúdo online (TRZESNIAK; KOLLER, 2009).

Com o advento das plataformas e sistemas digitais, pesquisadores podem contar com recursos que facilitam a normalização bibliográfica do manuscrito, tais como, a plataforma Mendeley (Elsevier) e EndNote (Clarivate Analytics). Em que pesem os benefícios forjados por esses recursos, como cada periódico contempla normas específicas, é fundamental que autor e coautores sigam-nas rigorosamente, condição que facilitará o trabalho da equipe de apoio editorial e evitará o famigerado “trabalho de Sísifo” até que o manuscrito alcance condição de efetivamente ser avaliado pelos pares, caso contemple a linha editorial do periódico.

As normas de publicação da Paidéia foram atualizadas no início de 2019. Atualmente, os interessados em submeter manuscritos contam também com checklist de submissão que visa instruí-los quanto à preparação do texto. Qualquer manuscrito submetido à Paidéia, caso contemple o escopo do periódico, passa por rigorosa pré-análise a fim de verificar se as normas de publicação foram atendidas. Convidamos os potenciais autores a ler com atenção as normas e checklist de submissão, tarefa que incrementará a qualidade do manuscrito submetido e contribuirá com as práticas colaborativas do periódico. O trabalho em rede, implacável realidade do século XXI, nos impõe o dever de seguir protocolos a fim de garantir que seus vários atores e sistemas sejam efetivamente coordenados em prol do conhecimento científico e de seus produtos, caso dos artigos científicos.

A seguir, assista ao vídeo de Eduardo Name Risk para outros esclarecimentos.

Referências

RISK, E. N. A editoração científica em questão: dimensões da Psicologia. Rev. bras. orientac. prof., v. 11, n. 1, p. 151-153, 2010. ISSN: 1679-3390 [viewed 10 May 2019].  Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902010000100015&lng=pt&nrm=iso.

TRZESNIAK, P.; KOLLER, S. H. A redação científica apresentada por editores. In: SABADINI, A. A. Z. P.; SAMPAIO, M. I. C.; KOLLER, S. H. (Org.). Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. p. 19-34.

Link externo

Paidéia (Ribeirão Preto) – PAIDEIA: www.scielo.br/paideia

Sobre Eduardo Name Risk

Eduardo Name Risk

Eduardo Name Risk

Editor Júnior do periódico Paidéia (Ribeirão Preto). Bacharel em Psicologia e Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. Pós-Doutorando do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP. Membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde – LEPPS (FFCLRP-USP-CNPq) e supervisor do VIDEVERSO: Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual e de Gênero (FFCLRP-USP). E-mail: eduardonrisk@gmail.com

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

RISK, E. N. Critérios para submissão de manuscritos ao periódico Paidéia [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2019 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2019/05/10/criterios-para-submissao-de-manuscritos-ao-periodico-paideia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation