Mônica Medeiros Ribeiro, Professora do Departamento de artes Cênicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
O artigo “De registros a reflexões sobre o corpo em processo de criação”, publicado na Revista Brasileira de Estudos da Presença (vol. 10, no. 4), apresenta uma reflexão sobre o corpo em processo de criação. A artista e pesquisadora Mônica Medeiros Ribeiro, fala sobre o corpo nas artes da cena estudando os registros dos movimentos desenhados pela diretora do Grupo Oficcina Multimédia — Ione de Medeiros — durante o processo de criação da obra Aldebaran (2013). A ideia foi estudar o traço do desenho e seu entorno com o objetivo de pensar sobre o corpo que cria no processo de montagem de uma obra cênica. Assim, o registro de movimento, sob a forma de desenho, foi considerado instância mnemônica performativa, que, além de promover a atualização da memória do processo, mobiliza novas experiências inventivas.
Esse estudo foi realizado por meio da observação inventiva, da leitura corpórea e da revisão da literatura. A observação foi concebida como ato de invenção — tecido de razão e emoção —, que nos sensibiliza para percebermos como o desenho nos afeta rumo a outras criações. Ao passo que o desenho era observado, o corpo da pesquisadora dançava o que ela via-sentia, realizando uma leitura corpórea do registro. Para construir a reflexão acerca da experiência de dançar o que se vê-sente, somou-se aos procedimentos metodológicos a revisão da literatura. O campo teórico das ciências cognitivas foi acessado para fundamentar a noção de ressonância — gerada entre o desenho e o corpo da artista-pesquisadora. Assim a reflexão em movimento se deu por meio da composição poética com vestígios do processo de criação. O procedimento compositivo foi viabilizado pela improvisação corporal, compreendida como composição no instante. Desde o final do século XX, pode-se notar a ampliação nos modos de arquivamento, tratamento e estudo de registros de movimento em processos de criação em dança. Para conhecer um banco de dados focado nos estudos inventivos sobre os registros de dança, o texto cita o Motion Bank, criado por William Forshythe em parceria com Scott de Lahunta. No Brasil, a artista de dança Thembi Rosa tem desenvolvido estudos aprofundados acerca do registro ao compreender o arquivo como invenção.
A pesquisa realizada afirma e sublinha a importância dos estudos de processos de criação no sentido não apenas de conhecer como o mesmo se deu, mas, principalmente, de trabalhar na dimensão performativa dos registros de processo. Desse modo, o ato de registrar o movimento pode gerar mais que reproduções de obras de dança. Importa dizer que para que se concretize a dimensão performativa do registro, é necessária a presença de um pesquisador que não se atenha ao objetivo da representação e reprodução, e sim que esteja atento ao seu próprio corpo para perceber como aquilo que olhamos pode nos afetar poeticamente. Além disso, percebemos que, nesse encontro entre o corpo em movimento e o desenho do movimento, opera a ressonância corpórea. Essa é constituída de processos corporais como a imitação, a simulação interna, mediada pelos conhecidos neurônios espelho. A ressonância entre os corpos, do desenho e do objeto, está ancorada na cultura e na subjetividade e somente se realiza por meio da integração sensorial — visão e cinestesia —, o que permite-nos ressaltar a indissociabilidade entre o sistema sensorial, o sistema motor, a imaginação, a razão e emoção.
Praticar a percepção das ressonâncias possíveis operadas entre corpos nos possibilita a atualização de nosso repertório de movimentos, o exercício da alteridade e o aprimoramento do sentido de coletividade inerente à criação de obras cênicas. Estimulamos, portanto, não somente a prática de registrar processos de criação — com desenhos, textos, fotos — como também o estudo dos processos de modo inventivo e performativo.
Para ler o artigo, acesse
RIBEIRO, M. M. De registros a reflexões sobre o corpo em processo de criação. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2020, vol. 10, no. 4, e100061. ISSN: 2237-2660 [viewed 15 December 2020]. https://doi.org/10.1590/2237-2660100061. Available from: http://ref.scielo.org/gb9qsh
Links Externos:
Revista Brasileira de Estudo da Presença – De Registros a Reflexões sobre o Corpo em Processo de Criação: https://www.seer.ufrgs.br/presenca/article/view/100061
Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep
Revista Brasileira de Estudo da Presença – v. 10, n. 4 (2020): https://www.seer.ufrgs.br/presenca/issue/view/3828
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários