O ato de consciência chamado empatia

Nathalie Barbosa de la Cadena, Professora, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Juiz de Fora, MG, Brasil.

Logo do periódico TransformaçãoO artigo Momentos da empatia, publicado pelo periódico Trans/Form/Ação (vol. 48, no. 2, 2025) busca fazer uma análise do ato de consciência chamado “empatia” com base na fenomenologia de Husserl.

Estruturado em quatro tópicos, o primeiro é uma introdução, em que a autora assume a fenomenologia Husserliana como um marco teórico e propõe aplicar a redução fenomenológica como método, destacando a necessidade de um estudo para fundamentação da vida prática como uma mathesis do espírito e da humanidade.

Em segundo lugar, apresenta a compreensão de Husserl sobre a empatia. Este é um ato de consciência que permite o reconhecimento de outros seres humanos e “colocar-me no lugar do outro”. Ela enfatiza que esses são diferentes aspectos da empatia, mediados por um ato de livre arbítrio, uma decisão.

Então analisa e decompõe a empatia em três momentos: o reconhecimento do outro Ego, que é um ato involuntário de consciência; consecutivamente, a decisão de se abrir para o outro Ego, que é um ato de consciência voluntário, que pode levar a, por fim, sentir com o outro Ego.

No terceiro tópico, ela investiga as possíveis consequências de completar ou não o ato de empatia. Primeiro, se o ato de empatia não for completo, ou seja, se o sujeito decidir não se abrir para o outro Ego, há duas opções: reagir tanto afetuosamente quanto aflitivamente ou julgar sem fundamento, distanciar-se ou agir.

Segundo, se o ato de empatia for completo, ou seja, se o sujeito decidir se abrir para o outro Ego, há duas opções: pode reagir afetuosamente ou aflitivamente; ou compreender os sentimentos do outro Ego, refletir sobre suas razões e circunstâncias, julgar ele, depois decidir se é o caso de omitir-se ou de agir compassivamente ou confrontacionalmente.

Seguindo esse raciocínio, há um mapa mental.

Imagem de um mapa mental sobre o ato de empatia

Imagem: feita pelo autor

Por fim, no quarto tópico, apresenta algumas considerações sobre a importância da empatia para a melhoria das relações intersubjetivas.

Para ler o artigo, acesse

CADENA, N.B. Empathy moments. Trans/Form/Ação [online]. 2025, vol. 48, no. 2, e025037 [viewed 28 April 2025]. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n2.e025037. Available from: https://www.scielo.br/j/trans/a/yXgzFfzGF4jCrbByBWQwCNv/

Links externos

Trans/Form/Ação – TRANS

Revista Trans/Form/Ação: Instagram | Facebook | Academia.edu

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CADENA, N.B. O ato de consciência chamado empatia [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/04/28/o-ato-de-consciencia-chamado-empatia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation