Karolina Marques Araujo da Silva, Terapeuta Ocupacional, Residente Multiprofissional e Integrada em Saúde, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP), Porto Alegre, RS, Brasil.
Késia Maximiano de Melo, Terapeuta Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.
Uma intervenção em terapia ocupacional, a partir de alguns questionamentos sobre os impactos da vulnerabilidade social na construção de experiências juvenis de participação social e o lugar da escola na produção de debates e experiências de acesso a direitos e cidadania, foi produzida no artigo Jovens, participação e pertencimento: o uso de tecnologias sociais por meio de uma intervenção na escola pública (vol. 29, 2025), publicado pelo periódico Interface – Comunicação, Saúde e Educação.
Tal prática nasce de uma experiência formativa no estágio supervisionado em terapia ocupacional no campo social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que produz suas ações a partir dos referenciais teóricos da terapia ocupacional social.
Tomando como eixo central as problemáticas que envolvem o cotidiano na escola pública, buscamos produzir oficinas de atividades, dinâmicas e projetos junto aos jovens do Ensino Fundamental II, visando não apenas a ampliação das possibilidades de pertencimento em relação à escola e apoiar processos participativos e coletivos, mas também articular recursos, atores e ferramentas no território, na direção de uma apropriação sobre os processos constitutivos da vulnerabilidade vivenciada e no fomento a espaços de elaboração de estratégias para seu enfrentamento.
Nesse sentido, tomou o grafite como recurso balizador da experiência, que foi construída a partir da mediação de formas de negociação com a escola quanto aos usos do espaço e do tempo para o desenvolvimento da atividade, além da elaboração de estratégias para acesso a recursos, do mapeamento de atores que pudessem compor e apoiar o fomento à essa atividade e na valorização dos talentos dos jovens, sob a aposta de que essa experiência pode se alargar para além dos muros do espaço escolar.
Assim, foram construídas oficinas de atividades, junto a um grafiteiro do território, como forma de aproximar os jovens de aparatos artísticos/culturais e foi mobilizado, junto à escola e à universidade, recursos para a sua execução, como parte de uma dinâmica que possibilitou a criação do projeto “pintar o muro da escola.”
No interior dessas construções, foram discutidos aspectos da vida cotidiana, como o lugar da escola na vida dos jovens; o estigma vivenciado pelo pertencimento territorial, de classe, geração, gênero, e raça; o lugar dos jovens nos processos participativos; os projetos de vida e outros.
As articulações entre as dimensões macro e microssocial foram fundamentais na construção dessa intervenção, tendo em vista a necessidade de desindividualizar problemas sociais, de criar espaços de elaboração e experimentação coletiva, que criem fissuras sob as quais esses jovens possam enfrentar os efeitos que a vulnerabilidade social produz em suas formas de operacionalizar a vida.
A experiência de utilização do grafite em uma intervenção em terapia ocupacional apostou na escola enquanto um território estratégico para o fortalecimento da cidadania e da participação dos jovens por meio do contato com experiências artísticas, expressivas e lúdicas, atravessadas pela ideia do fazer coletivo.
Através dos aportes teórico-metodológicos da terapia ocupacional social através do uso de tecnologias sociais, foi possível proporcionar um espaço de escuta, criação, compartilhamento, reflexão e pertencimento junto aos jovens, facilitando o reconhecimento de suas potências e a possibilidade de construção de novas projeções, descobertas e narrativas sobre si mesmos e sobre o território que habitam.
Para ler o artigo, acesse
SILVA, K.M.A., et al. Jovens, participação e pertencimento: o uso de tecnologias sociais por meio de uma intervenção na escola pública. Interface – Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2025, vol. 29, e240247, ISSN: 1807-5762 [viewed 6 June 2025]. https://doi.org/10.1590/interface.240247. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/Jhs9kRH5NNSXzmXLXymGVWb/
Links externos
Interface: Comunicação, Saúde, Educação – ICSE
Interface: Comunicação, Saúde, Educação – Site
Interface: Comunicação, Saúde, Educação – Redes sociais: x | Facebook | Instagram
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários