Neoliberalismo e seus impactos na universidade pública contemporânea na concepção de Wendy Brown

Franciele Bete Petry, Professora, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Logo do periódico TransformaçãoDentre as diferentes abordagens para analisar o neoliberalismo e seus impactos sobre o ensino superior, especialmente, sobre as universidades públicas contemporâneas, o artigo Neoliberalismo e universidade pública contemporânea: contribuições da crítica de Wendy Brown, publicado pelo periódico Trans/Form/Ação (vol. 48, no. 4, 2025) analisa criticamente a perspectiva defendida por Wendy Brown. Influenciada por Michel Foucault, a autora interpreta o neoliberalismo como uma racionalidade política que expande o modelo do mercado para as esferas política, social e cultural, além de influenciar a constituição da subjetividade. Suas análises sobre o tema começam a ser desenvolvidas nos anos 2000 e ganham maior destaque na obra publicada em 2015, Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution.

A importância do diagnóstico de Brown para o campo da Educação reside na possibilidade de aprofundar a reflexão sobre o modo como o desenvolvimento do neoliberalismo impacta a organização, o funcionamento e as finalidades das universidades contemporâneas para além das implicações mais evidentes vinculadas à esfera econômica.

Fotografia da vista superior de vários livros em pé, alguns mais abertos do que outros

Imagem: Pixabay

Sobretudo, seu diagnóstico permite compreender a profunda transformação em curso que promove uma ruptura gradual do vínculo entre as universidades públicas e a democracia. Isso porque, sob a governança neoliberal, não apenas os elementos políticos da democracia são convertidos em elementos econômicos, mas também a educação superior deixa de desempenhar um papel fundamental na formação de uma sociedade democrática.

O artigo analisa criticamente a posição de Brown, apresentando sua concepção sobre o neoliberalismo, bem como algumas mudanças de diagnóstico importantes, especialmente durante o período dos anos 2000 a 2015. Além disso, o texto explora as tensões presentes no diagnóstico de Brown considerando sua defesa do neoliberalismo como racionalidade política e o entrelaçamento entre universidade pública e democracia.

Para ler o artigo, acesse

PETRY, F.B. Neoliberalismo e universidade pública contemporânea: contribuições da crítica de Wendy Brown. Trans/Form/Ação [online]. 2025, vol. 48, no. 4, e025052 [viewed 8 May 2025]. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n4.e025052. Available from: https://www.scielo.br/j/trans/a/dZJdvHSQCSjpmtG6XJvcm9r/

Referências

BROWN, W. Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution. New York: Zone Books, 2015

Links externos

Trans/Form/Ação – TRANS

Revista Trans/Form/Ação: Instagram | Facebook | Academia.edu

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PETRY, F.B. Neoliberalismo e seus impactos na universidade pública contemporânea na concepção de Wendy Brown [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/05/08/neoliberalismo-e-seus-impactos-na-universidade-publica-contemporanea-na-concepcao-de-wendy-brown/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation