Fiocruz capacita gerentes de hospitais haitianos

Luisa Regina Pessôa, Arquiteta do CRPHF/Ensp., Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Erica Kastrup, Pesquisadora, Centro de Estudos Estratégicos/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pedro Linger, Fotógrafo, Programa de Pesquisas Translacionais/Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

hcsm_logoO artigo intitulado “A translação do conhecimento no âmbito da cooperação internacional: a experiência da Fiocruz em incorporação de tecnologias em saúde no Haiti”, de Luisa Regina Pessoa, Erica Kastrup, Pedro Linger, em História, Ciências, Saúde – Manguinhos, volume 23, número 2, narra e examina os desafios dessa intervenção para a construção do conhecimento no campo da saúde.

Fortalecendo o conceito de cooperação internacional sul-sul horizontal e estruturante, defendida pela Fiocruz,  a professora doutora Luisa Regina Pessôa, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/Ensp, coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Físicos e Tecnológicos em Saúde no Haiti, que capacitou trabalhadores haitianos na gestão de três hospitais comunitários de referência, um centro de reabilitação e 17 unidades de vacinação doados pelo Brasil ao Haiti, favorecendo, de modo inovador, a sustentabilidade dos investimentos realizados pelo Brasil.

Queremos implantar a experiência no Brasil, trazer o conhecimento que construímos no Haiti para cá.

Nesse contexto, o curso foi ofertado na modalidade semipresencial, com 248 horas, englobando as unidades de aprendizagem de planejamento estratégico, avaliação de resultados, arquitetura e engenharia de saúde, engenharia clínica e manutenção – realizado ao longo de sete meses, com interação por Comunidade Virtual de Aprendizagem, da EAD/Ensp, e três encontros presenciais no Haiti.

Os alunos, vinculados ao Ministério da Saúde Pública e População do Haiti (MSPP), em sua maioria do nível central do ministério, envolvendo técnicos de nível superior e médio associados à Rede de Frio (Vacinação) e à Central de Ambulâncias, os administradores dos hospitais comunitários de referência, um engenheiro do Hospital Universitário de Porto Príncipe e os dois arquitetos da cooperação tripartite e três profissionais da área de comunicação, cujos projetos estão relacionados abaixo:

  • Estruturação de oficina de manutenção no HCR de Bon Repos;
  • Montagem de uma oficina volante, base no HCR de Bon Repos;
  • Rotinas e boas práticas de lavanderia hospitalar, no HCR de Carrefour;
  • Rotinas e boas práticas de gestão de resíduos, no HCR de Bon Repos.

Durante o curso, em interação com a equipe de engenheiros da Brigada Cubana, responsáveis pela formação de 32 técnicos biomédicos, foi possível estruturar para o último encontro presencial uma atividade conjunta, a Oficina de Integração de Manutenção Predial, Instalações e Equipamentos, que envolveu os 24 alunos do Refit e 25 técnicos biomédicos, formados pelos cubanos, resultando em quatro projetos de intervenção relevantes para os objetivos da iniciativa:

 

  • Estruturação de brigada de incêndio para os HCRs;
  • Rotinas de manutenção elétrica, hidráulica e sanitária;
  • Estrutura nacional de manutenção no MSPP e nos dez departamentos;
  • Modelo de prontuário de equipamentos.

 

A doação de instalações para a conformação de um parque tecnológico em outro país representa um aspecto singular no âmbito dos projetos de cooperação internacional em que o Brasil participa como doador.

Para ler o artigo, acesse

PESSOA, L. R., KASTRUP, E. and LINGER, P. A translação do conhecimento no âmbito da cooperação internacional: a experiência da Fiocruz em incorporação de tecnologias em saúde no Haiti. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.509-522. [Viewed 15th July 2016]. ISSN 0104-5970. DOI: 10.1590/S0104-59702016000200010. Available from: http://ref.scielo.org/tx5qcd

Link externo

História, Ciência, Saúde – Manguinhos – HCSM: www.scielo.br/hcsm

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PESSÔA, L. R., KASTRUP, E. and LINGER, P. Fiocruz capacita gerentes de hospitais haitianos [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/07/20/fiocruz-capacita-gerentes-de-hospitais-haitianos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation