Vibrant abre chamada de artigos para o dossiê “Técnica, poder e transformação”

Fábio Mura, Professor, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Carlos Sautchuk, Professor, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology está com chamada de artigos para o dossiê “Técnica, poder e transformação” para pesquisadores nacionais e internacionais.

A antropologia sempre dedicou atenção às técnicas, seja como aspecto ou contraparte importante em estudos sobre magia, linguagem e arte ou como forma material da cultura – expressão da cosmologia e resultado da adaptação ao ambiente. Entretanto, a formulação mais fecunda e programática sobre a técnica na antropologia parece emergir do pensamento de Marcel Mauss. Este não pensa a técnica como um dos objetos da disciplina, mas como fenômeno crucial da vida, sobretudo humana – definindo-a como ato tradicional eficaz, com efeito mecânico, físico ou químico. Mauss considerou o estudo da técnica central para a antropologia, seja para a compreensão da morfologia social, do tempo, do espaço, do conhecimento, dos gestos e movimentos corporais e também dos objetos, instrumentos e máquinas.

O dossiê pretende reunir artigos que, a partir de variadas perspectivas teórico-metodológicas, tomam a técnica como tema ou instrumento heurístico, sempre com base em investimento empírico. Assim, os autores são chamados a tratar do modo de implementação ou do desenrolar de situações de transformação e poder, não apenas por meio de suas expressões discursivas, simbólicas ou administrativas, mas com o foco etnográfico no modo de relação e interação com seres, coisas, objetos, artefatos ou ambientes.

Prazo para envio dos artigos: 15 de julho de 2018.

Data provável de publicação: 2019.

Para maiores informações, acessar: http://www.vibrant.org.br/chamada-para-o-dossie-tecnica-poder-e-transformacao/

As submissões de textos deverão ser realizadas por meio do sistema do SciELO: http://submission.scielo.br/index.php/vb/index

Link externo

Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology – VB: www.scielo.br/vb

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MURA, F. and SAUTCHUK, C. Vibrant abre chamada de artigos para o dossiê “Técnica, poder e transformação” [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2018 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/05/11/vibrant-abre-chamada-de-artigos-para-o-dossie-tecnica-poder-e-transformacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation