Com muitas histórias, Varia Historia faz 35 anos!

Ygor Gabriel Alves de Souza, Equipe Varia Historia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Imagem: Revista Varia Historia / Divulgação.

Aniversários são sempre momentos simbólicos e não seria diferente para Varia Historia. Neste ano de 2020, o periódico do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) completou 35 anos desde sua primeira publicação em novembro de 1985. Ao longo de todos esses anos o universo acadêmico brasileiro passou por diversas mudanças e com o periódico não seria diferente. Intitulada inicialmente de “Revista do Departamento de História da UFMG”, o primeiro número contava com anúncios de lojas da capital mineira a fim de subsidiar os custos da impressão, além de características próprias dos autores e dos textos publicados: quase todos versavam sobre Minas Gerais e eram escritos por professores do departamento.

Não se sabe se o professor Ciro Flávio Bandeira de Mello, nos idos de 1984, disse “Publiquemos uma revista” ao sugerir aos seus colegas de departamento que fosse criado um periódico. Contudo, certamente tinha em mente a criação de um espaço para circulação das pesquisas ainda incipientes naquele ambiente que antecedia a existência da pós-graduação em História na UFMG. Não há dúvidas que esse espaço foi se ampliando e conquistando lugar em meio às publicações da área. A mudança de nome para Varia Historia, em 1993, fixou no título do periódico sua ideia primordial, a publicação de artigos de qualidade e que abordassem os mais diversos temas dentro da historiografia.

É evidente que ainda havia muito a ser percorrido e que não bastavam as mudanças estéticas. Assim, Varia Historia tomaria como objetivo a sua profissionalização e internacionalização, caminhos esses que não são fáceis de serem trilhados. Ao longo dos 35 anos de sua existência, o periódico publicou 1.044 artigos, divididos entre as mais diversas áreas do conhecimento histórico e escritos em idiomas distintos, além de uma série de resenhas, entrevistas e transcrições documentais. Alcançou ainda o mais alto estrato na classificação no Qualis/CAPES e está disponível em diversos indexadores como Latindex, Scopus e SciELO, sempre com acesso aberto e gratuito.

Com tantas conquistas, os 35 anos de Varia Historia não poderiam passar despercebidos, mesmo em um momento tão delicado como o ano de 2020. Para celebrar essa data, o periódico criou um conteúdo especial para suas redes sociais, com a produção de uma série de vídeos sobre sua história no canal do YouTube. A série “#Varia35” trouxe entrevistas com professoras e professores que fizeram parte de diversos momentos do periódico, pensando desde sua fundação até os desafios a serem enfrentados no futuro. A seção “Varia de cabeceira” contou com pesquisadores renomados em diversas áreas que indicaram qual artigo publicado na Varia é seu preferido. A série de vídeos “Quem faz uma revista acadêmica?” apresentou as funções dentro do periódico e o percurso dos manuscritos desde sua submissão até a publicação efetiva. E a série de postagens intitulada “Varia em números” trouxe infográficos mostrando um pouco dos dados estatísticos sobre os textos publicados em Varia Historia. Por fim, na impossibilidade de se reunir presencialmente com a comunidade acadêmica e com todas e todos que contribuíram nesses 35 anos, foi organizado o simpósio “Mulheres e mundos da escrita: ação e atuação nos círculos literários e editoriais”, que acontecerá entre os dias 03 e 05 de novembro de 2021, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Às muitas pessoas cuja trajetória cruzou com os caminhos da Varia Historia certamente é latente o orgulho em ver o periódico comemorar seus 35 anos. Todos os professores e professoras que se dedicaram bravamente ao assumir a editoria-chefe, o conselho editorial e consultivo; os autores e autoras que confiaram no periódico para publicar seus trabalhos; os alunos e alunas que contribuíram na equipe para padronizar e divulgar os artigos; e os milhares de leitores e leitoras que acessaram os textos são parte fundamental dessa trajetória. De todos os lados a publicação recebe felicitações, mas neste aniversário também agradece àqueles e àquelas que tornaram possível chegar a esse marco. Que todas essas contribuições guiem o periódico por muitos anos! Vida longa à Varia Historia!

Referências

DUARTE, R.H. Editorial. Varia hist. [online]. 2015, vol. 31, no. 55, pp. 9-11. ISSN: 0104-8775 [viewed 07 Decemebr 2020]. https://doi.org/10.1590/0104-87752015000100001. Available from: http://ref.scielo.org/yb9b7k

Para ler o artigo, acesse

LIEBEL, S. 35 anos de Varia História: a mente do editor e os desafios na gestão de periódicos científicos. Varia hist. [online]. 2020, vol. 36, no. 72, pp. 591-595. ISSN: 1982-4343 [viewed 07 December 2020]. https://doi.org/10.1590/0104-87752020000300001. Available from: http://ref.scielo.org/2959zx

Links Externos:

Varia História – VH: www.scielo.br/vh

Varia História: http://www.variahistoria.org/

Varia História Youtube: https://www.youtube.com/revistavariahistoria

Varia História Instagram: https://www.instagram.com/variahistoria/

Varia História Facebook: https://www.facebook.com/variahistoria

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SOUZA, Y. G. A. Com muitas histórias, Varia Historia faz 35 anos! [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/12/08/com-muitas-historias-varia-historia-faz-35-anos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation