Corpo, intimidades e desejos partilhados através da Performance Arte como reflexão artística

Clara Gomes, professora e pesquisadora, Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA, Universidade Nova de Lisboa, Coimbra, Portugal.

Logo do periódico Revista Brasileira de Estudos da PresençaPerformance e Intimidades Públicas é o tema de capa do novo número (Abril/Junho) da Revista Brasileira de Estudos da Presença (RBEP) que teve a participação das editoras convidadas Clara Gomes, Cláudia Madeira, Raquel Madeira (Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA, Universidade Nova de Lisboa) e Liz Vahia (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa).

Nesta edição propôs-se aos autores relacionar a performatividade artística com questões de sexualidade, género e/ou activismos, analisando acções ou reflexões teóricas onde a ideia de “performance” é central como ferramenta criativa, crítica e disruptiva.

O tema deste número parte do debate entre Performance Arte e o conceito de intimidade, perspectivado nas possíveis dinâmicas: enquanto temática, questão central, ferramenta criativa, ou ainda sobre o espectro das relações íntimas – do privado ao público, até à relação artista-espectador.

Como resultado foram obtidos trabalhos que reuniram abordagens alternativas sobre questões que se relacionam com o desejo, a heteronormatividade, a representação dos corpos e do sexo, a partir do campo fértil da Performance Arte, tanto nas suas práticas contemporâneas como através da sua história.

Capa da Revista Brasileira de Estudos da Presença. Na parte superior, logo da revista. Foto de uma performance de striptease. Uma mulher está se apresentando. Há uma plateia no canto esquerdo. Ela está em um espaço aberto que serve como palco, há alguns objetos amontoados no fundo. Ela está com as mãos sobre o peito e olha para trás. Parte inferior, título “Perfomance arte e intimidades públicas”, a tradução do título nos idiomas inglês e francês, v. 13 n2 Abr./Jun. 2023.

Imagem: Foto de Patrícia Almeida e arte de Graphideia, 2018.

Figura 1. Jaqueline Elesbão no espetáculo “STRIP TEMPO – stripteases contemporâneos”.

Dos artigos seleccionados para esta edição da RBEP, destacamos Dor versus Prazer: a sexualidade na performance de mulheres, uma pesquisa de Aila Regina da Silva e Arthur Hunold Lara, da Universidade de São Paulo, na qual os autores investigam a oposição entre dor e prazer a partir do acervo de obras de performance do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) entre 1972 e 2021. A partir da relação extrema com o limite físico, este estudo relaciona os conceitos de dor e prazer com os avanços e retrocessos sofridos pelas mulheres nos âmbitos social, político e cultural, colocando em perspectiva a construção estética da mulher na história da arte.

Em Xiao Lu: asserting her voice through artistic practice, Laia Manonelles Moner, da Universidade de Barcelona, analisa a obra autobiográfica de Xiao Lu Dialogue (2010), em que a artista chinesa faz uma historiografia da sua arte e reflecte sobre a performance de mesmo nome na qual disparou dois tiros em uma instalação apresentada na mítica exposição China/Avant Garde (1989, Pequim) apropriada pelo seu colega e, mais tarde, companheiro Tang Song. Xiao Lu reescreve a história da arte pondo em causa as suas fundações patriarcais através de uma perspectiva feminista.

Destaque ainda para Despindo o Tempo: fendas erótico-políticas no projeto cênico Strip Tempo – stipteases contemporâneos, de Lia da Rocha Lordelo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e Jorge Alencar, da Universidade Federal da Bahia. Psicanálise, artes burlescas e registro performativo geram interlocuções teóricas nesta escrita em diálogo com o projeto artístico baiano “Strip Tempo – stipteases contemporâneos”, nas suas versões presencial (2018) e digital, Web-Strips (2021), que coreografa solos em formato de striptease, realizando uma espécie de resumo estético e erótico do percurso de artistas contemporâneos e mobilizando discussões sobre o corpo nu.

A RBEP é um periódico académico de acesso livre com revisão por pares e esta constitui a sua segunda edição do ano 2023 (v.13 n. 2 Abril/Junho 2023).

Para ler os artigos, acesse

LORDELO, L.R. and ALENCAR, J. Despindo o Tempo: fendas eróticopolíticas no projeto cênico Strip Tempo – stipteases contemporâneos. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 2, e126218 [viewed 3 May 2023]. https://doi.org/10.1590/2237-2660126218vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/y8QDHCysc7b4gvfnHqC38hx/

MONER, L.M. Xiao Lu: afirmar sua voz por meio da prática artística. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 2, e126872 [viewed 3 May 2023]. https://doi.org/10.1590/2237-2660126872vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/BTDFZWDgtn6WYpDHv6PKYmR/

SILVA, A.R. and LARA, A.H. Dor versus Prazer: a sexualidade na performance de mulheres. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 2, e126011 [viewed 3 May 2023]. https://doi.org/10.1590/2237-2660126011vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/d8VVRNnG3d7mZ6DVchRzP7S/

Links externos

Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Site: https://www.seer.ufrgs.br/presenca

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Redes sociais: Facebook | Instagram

Para ler a edição “Performance e Intimidades Públicas”, acesse: https://www.scielo.br/j/rbep/i/2023.v13n2/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GOMES, C. Corpo, intimidades e desejos partilhados através da Performance Arte como reflexão artística [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/05/03/corpo-intimidades-e-desejos-partilhados-atraves-da-performance-arte-como-reflexao-artistica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation