Processo criativo em videodança e suas relações com o Corpo, Modernismo e Religiosidade

Carlos Gonçalves Tavares, Doutor em Comunicação, Cultura e Artes, pela Universidade do Algarve (Faro, Portugal); Professor universitário e Profissional de Educação Física, Faculdade Sudamérica, Cataguases, MG, Brasil.

Alba Pedreira Vieira, Doutora em Dança pela Temple University, Pensilvânia, EUA; Professora do Departamento de Artes, Curso de Dança, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.

Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva, Doutor em Literatura e Cinema, Pela Universidade do Algarve (Faro, Portugal). Professor da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), coordenador da Área de Ciências da Comunicação e vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve, Faro, Portugal.

Logo do periódico Revista Brasileira de Estudos da PresençaDesde o advento das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC’s) no século XX, o homem encontra-se num eterno estado de adaptação/diálogo com as mesmas em todos os contextos da nossa vida, desde utilização da internet para agendar uma visita a um museu, ao uso de câmeras, sensores entre outros aparatos tecnológicos na prática artística.

Dessa forma, o hibridismo e a colaboração entre áreas tornaram-se características presentes na vida do homem contemporâneo. Nesse contexto, o artigo Videodança Bárbara e suas Poéticas de Diálogos ‘CCC’, ou dos entres Corpo, Crenças e Cidade teve por objetivo investigar as estratégias metodológicas empregadas na criação da videodança Bárbara, um dos produtos artísticos do doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes de Carlos Gonçalves Tavares (2019).

Foto de uma mulher de costas com as duas mãos sobre uma parede de tijolos amarelos. O cabelo dela é escuro, um pouco ondulado e vai até a altura dos ombros. A mão direita na altura da cabeça e o braço quase em 90º. A mão esquerda na altura do peito perto do corpo. Ela usa um vestido preto e longo. Ela também está com o joelho flexionado, inclinando o corpo um pouco para a esquerda.

Imagem: Carlos Gonçalves Tavares, 2019.

Figura 1. Cena da videodança Bárbara (2019), por Carlos Gonçalves Tavares.

Na pesquisa, foram investigadas as relações de cruzamento e de influência dos elementos estéticos da dança, do vídeo e daqueles encontrados nas obras e contextos modernistas presentes na cidade de Cataguases, pequena cidade do interior mineiro que acompanhou, na primeira metade do século passado, o desenvolvimento de vertentes do movimento Modernista através da Arquitetura, Artes Plásticas e Literatura.

O trabalho encontra-se calcado na practiced-based research (CANDY, 2006; CANDY; EDMONDS, 2010) e na in-ex-corporação (VIEIRA, 2020), metodologias que propõem a prática artística para tecer reflexões, comentários e análises. Essas reflexões surgem sobre o processo criativo em si e seu produto final, como no caso da videodança Bárbara. A partir de tais metodologias, buscou-se analisar as relações entre dança, vídeo e cidade.

O “cenário” da videodança foi a Matriz e a Praça Santa Rita de Cássia, localizada no centro de Cataguases, ícones modernistas da cidade. Partimos da seguinte pergunta: Quais poéticas foram elaboradas pelos artistas para a realização da videodança Bárbara, na qual há íntima conexão com a arquitetura da cidade de Cataguases?

Foto de uma mulher de costas. Podemos ver sua cabeça, os braços e parte do tronco superior. Ela usa um vestido preto e tem cabelo escuro, levemente ondulado e até a altura dos ombros. Ela está com as mãos em prece acima da cabeça. O fundo está desfocado, mas podemos ver uma construção aparentemente histórica e uma estátua dourada.

Imagem: Carlos Gonçalves Tavares, 2019.

Figura 2. Cena da videodança Bárbara (2019), por Carlos Gonçalves Tavares.

Ao discutir tais poéticas, introduzimos o panorama de processos, artefatos tecnológicos, metodologias, estratégias e dispositivos utilizados na obra, o que auxilia a compreensão do nosso recorte: as possíveis conexões entre linguagem audiovisual, ocupações e ações artísticas corporificadas com e na cidade.

Entre os resultados obtidos, destacamos aqui algumas considerações. Em relação a estética que relacionasse a dança e o vídeo a Religiosidade, aspecto cultural de relevância na cidade, algumas estratégias foram criadas, como movimentação trêmula e repetitiva, remetendo aos transes, muito comuns em religiões de matriz afro-brasileira. Tal movimentação encontra-se presente tanto na dança da bailarina, quanto na movimentação da câmera e na edição da imagem.

Foto de uma mulher tocando e observando o tronco de uma árvore. Ela usa roupa preta, tem cabelo escuro, levemente ondulado até a altura dos ombros. No fundo, outra árvore.

Imagem: Carlos Gonçalves Tavares, 2019.

Figura 3. Cena da videodança Bárbara (2019), por Carlos Gonçalves Tavares.

Como destaca Portanova (2006), a ligação do homem com a tecnologia permite que a coreografia se torne algo autopo(i)ético, estimulado por novas ideias e ritmos que os cruzamentos entre dança, cidade e vídeo possibilitam aos pesquisadores e artistas.

Nesse contexto, torna-se relevante compreender os aspectos metodológicos e estéticos presentes nas relações híbridas na arte contemporânea, relembrando também o papel de destaque que todos os elementos envolvidos no processo criativo em videodança encontram-se: a relação é de colaboração e não de submissão ou hierarquia.

Assim, acreditamos que mais pesquisas de cunho prático embasados em novas metodologias e meios, como as empregadas nesse artigo, sejam necessárias para compreender os aspectos artísticos da cidade e como os mesmos se relacionam com o corpo, a dança e as artes de uma forma geral.

Referências

CANDY, L. Practice based research: A guide. CCS Report. Sidney: University of Tecnology, 2006.

CANDY, L. and EDMONDS, E. The role of the artefact and frameworks for practice- based research. In: BIGGS, M. and KARLSSON, H. The Routledge Companion to Research in the Arts. London: Routledge, 2010.

PORTANOVA, S. Thinking movement and the creation of dance through numbers. International Journal of Performance Arts and Digital Media [online]. 2006, vol. 2, no. 2, pp.139-151 [viewed 19 April 2023]. https://doi.org/10.1386/padm.2.2.139_1. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1386/padm.2.2.139_1

TAVARES, C.G. Videocorporicidade: experimentos em videodança. Faro: Universidade do Algarve, 2019.

VIEIRA, A.V. Trocas in-ex-corporadas na formação em artes: uma proposta que valoriza formas de conhecimento do corpo e de povos originários. Teatro: Criação e Construção de Conhecimento [online]. 2020, vol. 8, no. 1-2, pp. 203-218 [viewed 19 April 2023]. Available from: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/11805

Para ler o artigo, acesse

TAVARES, C.G., VIEIRA, A.P. and SILVA, B.M. Videodança Bárbara e suas Poéticas de Diálogos ‘CCC’, ou dos entres Corpo, Crenças e Cidade. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 2, e126289 [viewed 19 April 2023]. https://doi.org/10.1590/2237-2660126289vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/Q7QRgXvxnDwWs7qfHKprn7x/

Links externos

Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Site: https://www.seer.ufrgs.br/presenca

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Redes sociais: Facebook | Instagram

Link da videodança Bárbara: https://vimeo.com/291991127

Link da tese de doutoramento que embasou o artigo: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/13632

Carlos Gonçalves Tavares – Facebook: https://www.facebook.com/carlitogt/

Alba Pedreira Vieira – Redes sociais: Facebook | Instagram

Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva – Redes sociais: Facebook | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

TAVARES, C.G., VIEIRA, A.P. and SILVA, B.M.S.M. Processo criativo em videodança e suas relações com o Corpo, Modernismo e Religiosidade [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/04/19/processo-criativo-em-videodanca-e-suas-relacoes-com-o-corpo-modernismo-e-religiosidade/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation