Quais são as consequências da pandemia da COVID-19 para a comunidade acadêmica?

Guilherme Viana, Assistente editorial, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária, São Paulo, SP, Brasil.

Imagem: Visual Hunt

As práticas de isolamento físico decorrentes da pandemia de coronavírus (COVID-19) tiveram impactos não apenas econômicos, como também sociais, afetando relações de trabalho e de estudo. Dessa forma, pesquisadores da Université Laval, em Québec, no Canadá, propuseram reflexões acerca das possíveis consequências dessas práticas dentro do ambiente acadêmico a médio e longo prazos. Para os autores, o senso de comunidade pode ser afetado, de modo a gerar impactos na identificação com o grupo, na mobilização dos membros e até no compromisso com as normas e os valores sociais. Ao mesmo tempo, os encontros remotos podem ajudar a enfrentar alguns desses desafios.

O desenvolvimento de tecnologias na última década convidava a comunidade acadêmica a refletir sobre suas práticas de ensino e de compartilhamento de materiais produzidos em aula, até que a pandemia trouxe uma realidade que exigia, se não uma adaptação brusca, ao menos uma adaptação improvisada por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE) (BEHAR, 2020). Muitas observações podem ser feitas quando um comportamento convencional é modificado e interrompido (GARGFINKEL, 1967) e, por isso, é dever da comunidade acadêmica analisar as mudanças e antever tendências de comportamento de seus membros a partir das experiências vividas no ano de 2020.

As conferências virtuais foram úteis do ponto de vista pragmático para adaptação do currículo presencial ao ERE e podem viabilizar eventos e encontros que teriam a distância física como obstáculo, trazendo, inclusive, impactos ambientais. Entretanto, as viagens acadêmicas são, por si só, parte do desenvolvimento intelectual e social dos pesquisadores, criando oportunidades para desenvolver laços através do contato direto com pesquisadores de outras regiões. Para além disso, a ocupação de um espaço físico é outra maneira efetiva de se criar uma identificação com um grupo social ao qual pertence, desenvolvendo e fortalecendo vínculos institucionais.

Em suma, os autores do editorial “A fragilidade dos marcadores culturais nas comunidades acadêmicas: distanciamento físico e ofuscação dos referentes grupais”, publicado na Revista Contabilidade & Finanças (vol. 32, no. 85), frisam a importância de se continuar pensando no quanto as práticas de isolamento social, necessárias para a contenção da pandemia, afetaram as normas e os vínculos sociais da academia. Para além disso, pensar em meios de vivenciar a conectividade presencial em conferências virtuais ainda é essencial para garantir que os referentes grupais institucionais permaneçam com seus membros ligados a eles.

Referências

BEHAR, P.A. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [online], 2020. [viewed 7 January 2021]. Available from: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/

GARFINKEL, H. Studies in ethnomethodology. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1967.

Para ler o editorial, acesse

GENDRON, Y. et al. A fragilidade dos marcadores culturais nas comunidades acadêmicas: distanciamento físico e ofuscação dos referentes grupais. Rev. contab. finanç. [online]. 2021, vol. 32, no. 85, pp. 7-12. ISSN: 1808-057X [viewed 7 January 2021]. https://doi.org/10.1590/1808-057×202090340. Available from: http://ref.scielo.org/4mzcm8

Links Externos:

Revista Contabilidade & Finanças – RC&F: https://www.scielo.br/rcf

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Quais são as consequências da pandemia da COVID-19 para a comunidade acadêmica? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/02/02/quais-sao-as-consequencias-da-pandemia-da-covid-19-para-a-comunidade-academica/

 

2 Thoughts on “Quais são as consequências da pandemia da COVID-19 para a comunidade acadêmica?

  1. muito interessante, bom trabalho e obrigado por compartilhar um blog tão bom.

  2. Adrielly Expedita Alves Barbosa on August 23, 2021 at 12:59 said:

    físico decorrentes da pandemia de coronavírus (COVID-19) tiveram impactos não apenas econômicos, como também sociais, afetando relações de trabalho e de estudo. Dessa forma, pesquisadores da Université Laval, em Québec, no Canadá, propuseram reflexões acerca das possíveis consequências dessas práticas dentro do ambiente acadêmico a médio e longo prazos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation