Horizontes Antropológicos aborda cruzamento entre antropologia histórica e povos indígenas

Cristiane Miglioranza, Jornalista, assistente editorial do periódico Horizontes Antropológicos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.  

Imagem: A imagem da capa representa a continuidade das lutas dos povos indígenas e destaca uma liderança kamaiurá de pé em frente ao Congresso Nacional durante o Acampamento Terra Livre, em abril de 2017. Fotografia de Pablo Quintero.

Horizontes Antropológicos (vol. 26, no. 58), em dossiê temático organizado por João Pacheco de Oliveira (Museu Nacional/UFRJ) e Pablo Quintero (UFRGS), propõem o cruzamento entre uma modalidade de fazer antropológico, referida sinteticamente como “antropologia histórica”, e os povos indígenas como sujeitos políticos portadores de direitos e de protagonismo.

No artigo de apresentação “Para uma antropologia histórica dos povos indígenas: reflexões críticas e perspectivas”, Pacheco de Oliveira e Quintero problematizam as práticas decorrentes do que o antropólogo haitiano Michel-Rolph Trouillot (1991) chamou de “lugar do selvagem” (savage slot) e apontam para novas abordagens. “Não é mais possível que pesquisas contemporâneas continuem sistematicamente a tratar os povos indígenas como sociedades estáticas, cujos únicos instrumentos para a compreensão e revalorização são a exotização das diferenças (BENSA, 2015), a relativização das culturas e a negação da coetaneidade entre pesquisador e pesquisado (FABIAN, 2013)”, destacam. “Antropologia e história constituem exercícios voltados para uma profunda compreensão do Outro. Ou seja, de uma forma de existência social bem distinta daquela do narrador e de seu público, seja em termos geográficos ou cronológicos”, explicam (p. 8).

Pacheco de Oliveira e Quintero sinalizam o amplo esforço de superação baseado no exame concreto das práticas de pesquisa, nos seus produtos e implicações. “A antropologia histórica, tal como pensada por diversas/os autoras/es, configura-se como um campo de estudos aberto a novos temas, métodos de investigação e protocolos de conhecimento. No caso específico dos povos indígenas, tal abordagem pretende contribuir para a visibilização e o protagonismo desses povos como atores políticos e sociais dentro de situações históricas específicas, em um movimento analítico no qual a consideração da cultura não implica o abandono da historicidade nem a omissão da reflexividade. Um modo de pesquisa sobre — e com! — os povos indígenas”, enfatizam (p. 16).

Além de apresentar 11 artigos temáticos, o número 58 traz mais quatro na seção Espaço Aberto, dedicada à publicação de pesquisas de excelência não relacionadas ao tema da edição. Três deles apresentam etnografias de experiências da Pandemia na América Latina e Europa. O quarto aborda a trajetória e ascensão política do setor evangélico alinhado ao conservadorismo de direita no Brasil.

Referências

BENSA, A. Después de Lévi-Strauss: por una antropología a escala humana. México: Fondo de Cultura Económica, 2015.

FABIAN, J. O tempo e o outro: como a antropologia estabelece seu objeto. Petrópolis: Vozes, 2013.

TROUILLOT, M. R. Anthropology and the savage slot: the poetics and politics of the otherness. In: FOX, R. (ed.). Recapturing anthropology: working in the present. Santa Fe: School of American Research, 1991. p. 17-44.

Para ler os artigos, acesse

PACHECO DE OLIVEIRA, J. et al. Para uma antropologia histórica dos povos indígenas: reflexões críticas e perspectivas. Horiz. antropol. [online]. 2020, vol. 26, no. 58, pp. 7-31. ISSN: 1806-9983 [viewed 05 January 2021].  https://doi.org/10.1590/s0104-71832020000300001. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832020000300007&lng=pt&nrm=iso

Links Externos:

Facebook Horizontes Antropológicos: https://www.facebook.com/revistahorizontesantropologicos/

Horizontes Antropológicos – HA: www.scielo.br/ha

João Pacheco de Oliveira: http://lattes.cnpq.br/3524115532897588

Pablo Quintero: http://lattes.cnpq.br/2076987603354907

Twitter Horizontes Antropológicos: https://twitter.com/horizontesufrgs

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Horizontes Antropológicos aborda cruzamento entre antropologia histórica e povos indígenas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/02/02/horizontes-antropologicos-aborda-cruzamento-entre-antropologia-historica-e-povos-indigenas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation