Motivações poéticas e políticas de stripteases cênicos em tempos de retrocessos políticos e morais

Lia da Rocha Lordelo, Professora, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Santo Amaro, BA, Brasil.

Jorge Luiz Alencar Sampaio, Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Dança, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Logo do periódico Revista Brasileira de Estudos da PresençaO artigo Despindo o Tempo: fendas erótico-políticas no projeto cênico Strip Tempo – Stipteases Contemporâneos, escrito pelos artistas e pesquisadores Jorge Alencar e Lia Lordelo, aborda o espetáculo estreado em 2018, o qual organizou um conjunto de dez performances que realizavam desnudamentos concretos e simbólicos dos percursos criativos de uma geração de artistas baianos. O texto de 2022 evidencia tais stripteases poéticos fazendo um enfrentamento erótico e vital de dimensão fortemente política, na medida em que desculpabiliza e restitui a força pulsional do corpo nu.

Jorge Alencar, diretor do espetáculo, e Lia Lordelo, uma de suas intérpretes, organizam o relato baseando-se na orientação metodológica da pesquisa em artes, ou seja, estruturam a escrita a partir da experiência criativa de construção do espetáculo, suas principais referências e discussões conceituais.

A partir da leitura, entendemos que os stripteases cênicos resumem, estética e eroticamente, os percursos de artistas contemporâneos e mobilizam discussões sobre o corpo nu, seja como última fronteira de uma moralidade ultraconservadora no Brasil de hoje ou como experiência de um desejo pulsional nas artes.

Foto do espetáculo “Strip Tempo – Stripteases contemporâneos”. Palco escuro com um foco de luz azul e duas luminárias geométricas de led no teto. Uma pessoa está performando no centro do palco. Ela está em pé, com a cabeça para baixo, totalmente curvada e abraçando as pernas. Do lado esquerdo, uma pilha de roupas bagunçadas.

Imagem: Patrícia Almeida (2018).

Figura 1.  Espetáculo Strip Tempo – Stripteases contemporâneos, por Patrícia Almeida (2018).

Referências

CONCEIÇÃO, G. Qual é o lugar do Burlesco no Brasil? [online]. Horizonte da Cena. 2018 [viewed 15 May 2023]. Available from: https://www.horizontedacena.com/qual-e-o-lugar-do-burlesco-no-brasil/

CUNHA, E.L. O político e o íntimo: subjetivação e política, do impeachment à pandemia. Salvador: Devires, 2021.

MACHADO NETO, M. Reencarnação: registro como coreografia na obra “Retrospectiva” de Xavier Le Roy. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2014.

SCHIAVON, J.P. Pragmatismo Pulsional: Clínica Psicanalítica. São Paulo: N-1 Edições, 2019.

SONTAG, S. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987.

Para ler o artigo, acesse

LORDELO, L.R. and SAMPAIO, J.L.A. Despindo o Tempo: fendas eróticopolíticas no projeto cênico Strip Tempo – stipteases contemporâneos. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 2, e126218 [viewed 15 May 2023]. https://doi.org/10.1590/2237-2660126218vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/y8QDHCysc7b4gvfnHqC38hx/

Links externos

Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Site: https://www.seer.ufrgs.br/presenca

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Redes sociais: Facebook | Instagram

Jorge Alencar – Site: https://www.jorgealencar.com.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

LORDELO, L.R. and SAMPAIO, J.L.A. Motivações poéticas e políticas de stripteases cênicos em tempos de retrocessos políticos e morais [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/05/15/motivacoes-poeticas-e-politicas-de-stripteases-cenicos-em-tempos-de-retrocessos-politicos-e-morais/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation