Cadernos Cedes realizam chamada para número temático sobre ensino híbrido e desigualdade social

Ana Luiza Bustamante Smolka, Professora associada, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Logo do periódico Caderno CEDESCadernos Cedes abrem chamada pública para propostas de Número Temático com o intuito de discutir um conjunto de aspectos que se encontram envolvidos na implementação do ensino híbrido, da Educação à Distância, das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e suas consequências a curto, médio e longo prazo. As condições da pandemia de covid-19 fomentaram a necessidade de diversas experiências para oferta de ensino não presencial e abriram as portas para a intensificação do uso das TDICs, em todos os níveis e modalidades de ensino.

Se por um lado, isso viabilizou a continuidade das atividades escolares, por outro, revelou a profunda desigualdade existente entre diversos grupos sociais. Essas condições estimularam orientações políticas e programas que se expressam em diversos documentos publicados no último ano, como a Portaria MEC Nº 865 de 8/11/2022, que Institui a Rede de Inovação para a Educação Híbrida e estabelece a adoção do ensino híbrido no ensino médio; a Portaria Capes Nº 315 de 30/12/2022, que aprova a utilização do processo híbrido de ensino e aprendizagem pelos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil; o Relatório do Conselho Nacional de Educação (CNE), de julho/2022, que encaminha o Projeto de Resolução para instituir Diretrizes Gerais Nacionais para a Aprendizagem Híbrida, apresentadas para consulta pública em novembro de 2021, que abrange desde a Educação Básica até o Ensino Superior.

Ilustração vetorial. Em um celular gigante, um vídeo está sendo reproduzido e a pessoa apresentando aponta para um gráfico que está flutuando fora da tela. Na parte inferior esquerda, uma pessoa sentada em um puff. Na parte direita, uma mulher sentada em uma mesa. Atrás dela e em cima de dois livros gigantes sobrepostos está uma pessoa sentada em outra mesa. As três pessoas estão usando notebooks e olhando para o vídeo.

Imagem: Freepik.

Diante desses fatos, faz-se premente levar avante uma reflexão aprofundada sobre as inúmeras implicações educacionais que envolvem: questões conceituais, estruturais, históricas; de ordem político-pedagógica, de formação de professores, de sistemas de avaliação; relacionadas à produção de materiais; bem como os usos e funções das TDICs nas relações de ensino e nos processos de escolarização formal. Além destas questões, um problema subjacente refere-se aos interesses em jogo na definição das políticas, das atribuições, responsabilidades e orientação de ações nos níveis federal, estadual e municipal de educação, tendo em vista as condições de desigualdade social, também evidenciadas pela pandemia.

Procedimentos:

As propostas de Número Temático devem seguir as normas de submissão dos Cadernos Cedes, reunindo entre 10 a 12 artigos que contemplem diferentes instituições e regiões do país; e inclua pelo menos, dois artigos de autores filiados a instituição do exterior.

A proposta deve conter:

Apresentação argumentativa, incluindo referências, e não apenas um resumo de cada artigo que compõe a proposta;

Resumo expandido de cada artigo, com referências bibliográficas (300 a 500 palavras, sem contar as referências) e de três a cinco palavras-chave por artigo;

Curriculum abreviado dos autores (100 a 200 palavras), apresentando suas vinculações institucionais e o link do Currículo Lattes ou similar.

As propostas a serem submetidas para análise do Comitê Editorial devem ser enviadas para o seguinte endereço de e-mail: revistas.cedes@linceu.com.br

Para maiores informações sobre a submissão, conferir as Instruções aos proponentes e autores em: https://www.scielo.br/journal/ccedes/about/#instructions

Cronograma:

Prazo para submissão da proposta de acordo com as normas dos Cadernos Cedes: Até 30 de novembro 2023

Divulgação de aceite: março de 2024

Prazo para inserção do número temático e textos completos no sistema: junho de 2024

Previsão de publicação: 2025

Links externos

Cadernos CEDES – CCEDES: http://www.scielo.br/ccedes/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SMOLKA, A.L.B. Cadernos Cedes realizam chamada para número temático sobre ensino híbrido e desigualdade social [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/05/15/cadernos-cedes-realizam-chamada-para-numero-tematico-sobre-ensino-hibrido-e-desigualdade-social/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation