Diálogos com o leitor ativo e responsivo da Bakhtiniana por meio das redes sociais

Bruna Lopes-Dugnani, Editora executiva de Bakhtiniana, Professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Serra Talhada, PE, Brasil.

Maria Helena Cruz Pistori, Editora associada de Bakhtiniana, Pós-doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico BakhtinianaPelos estudos bakhtinianos, sabemos que o leitor, “ao perceber e compreender o significado (linguístico) do discurso, ocupa simultaneamente em relação a ele uma ativa posição responsiva: concorda ou discorda dele (total ou parcialmente), completa-o, aplica-o, prepara-se para usá-lo, etc” (BAKHTIN, 2006, p. 271). Toda compreensão responde ativa e responsavelmente a textos anteriores.

Alguns espaços em que a postura dos leitores, autores e colaboradores de Bakhtiniana pode ser observada são as páginas do periódico nas redes sociais – Facebook e Instagram. Mas também podemos percebê-la na submissão constante de novos textos, na autoria de textos científicos que citam publicações da Bakhtiniana e, mais do que isso, tomam a publicação como objeto de estudo de seus manuscritos. Apresentamos, a seguir, algumas dessas respostas – elementos da cadeia complexamente organizada de enunciados que respondem ao periódico.

Em relação à participação nas redes sociais, destacamos três depoimentos. No Instagram, onde a revista tem 2607 seguidores, encontramos:

Sou leitora desta revista desde que participo de um grupo de estudos bakhtinianos e a partir das leituras densas das obras de Bakhtin e colaboradores procurávamos na revista a transposição dos conceitos nas mais variadas vertentes. É um deleite! (@giselilucas, 14 fev. 2023)

 

Print screen de um celular. Perfil da Bakhtiniana no Instagram.

Imagem: Bakhtiniana / Instagram.

Do Facebook, onde o periódico já recebeu 2,6 mil curtidas e tem 2,7mil seguidores, recortamos, de respostas enviadas a um story publicado em fevereiro/2023:

A Bakhtiniana é um importante veículo de estudos e pesquisas na área dos estudos da linguagem. Contribui muito para pesquisadores que buscam novos estudos que fundamentem suas pesquisas. Parabéns aos responsáveis pela revista! (Antonio Escandiel)

Bakhtiniana é um guia constante para minha atualização! Artigos, resenhas, editoriais! Há contribuições que abrem novas perspectivas teóricas e analíticas. Sumariamente importante é o papel científico e social da revista. (Adriana Mendes Polato)

Print screen de um computador. Perfil da Bakhtiniana no Facebook.

Imagem: Bakhtiniana / Facebook.

Em relação às citações da revista, é importante notar que houve um aumento significativo nos últimos anos. Tendo como base o período de 2 anos, em 2019, o índice era de 0,045%; em 2020, o índice foi de 0.062%; em 2021, o índice era de 0.138% (cf. dados presentes Scimago Journal & Country Rank.

Considerando que o periódico se caracteriza pela especialização em Estudos do Discurso, e eles abrangem diferentes perspectivas e áreas do conhecimento, a publicação tem contribuído para o desenvolvimento científico da área e atraído cada vez mais pesquisadores e leitores, nacionais e internacionais: em 2022, apenas até agosto, foram recebidas 99 submissões; nesse período, houve 17.892 em fevereiro de 2023, apenas via SciELO.

Destacamos, também, que o próprio periódico tem sido objeto de investigação, como nos mostra o artigo de revisão de literatura sobre textos publicados por Bakhtiniana, no artigo “Arte-Diálogo-Discurso: uma análise dos discursos em Arte da Bakhtiniana para a Educação”, assinado por Bruno Feliz da Costa Almeida, Verônica Camargo da Silva, Ana Maria Bueno Accorsi e Cristina Rolim Wolffenbüttel, todos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Essa investigação teve como questionamentos:

Quais edições da Bakhtiniana possuem artigos publicados vinculados à temática Arte-Diálogo-Discurso? Quais conteúdos sobre Arte (Artes Visuais, Dança, Música e/ou Teatro) são relacionados nos artigos selecionados? Quais análises sobre o discurso em Arte resultam nesses artigos? Quais contribuições teórico-analíticas são apresentadas nos discursos em Arte? Quais as contribuições da revista, a partir da reflexão sobre os artigos selecionados e a Filosofia da Educação? (ALMEIDA, et al, 2018, p. 1).

Acrescentamos que o estudo encontrou, dos anos de 2009 a 2018, contribuições sobre formas discursivas para a compreensão de pinturas, ilustrações, música e teatro; caso o estudo continuasse, também teria encontrado contribuições para a compreensão do discurso da dança. Isso atesta, concretamente, a natureza interdisciplinar de Bakhtiniana: filosofia da linguagem, literaturas, artes, jornalismo, divulgação científica, Educação etc. Aliás, Bakhtiniana é avaliada em diferentes áreas na Plataforma Sucupira.

Enfim, esses são diálogos que Bakhtiniana tem promovido e nos quais participado, sempre no intuito “de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso”.

Referências

ALMEIDA, B.F.C., et al. Arte-Diálogo-Discurso: uma análise dos discursos em Arte da Bakhtiniana para a Educação. Seminário Nacional De Arte E Educação [online]. 2018, vol. 26, no. 26, pp. 268–278 [viewed 12 May 2023]. Available from: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/542

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Links externos

Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso – BAK: https://www.scielo.br/j/bak/

Bakhtiniana – Redes sociais: Instagram | Facebook

Bakhtiniana Scimago Journal & Country Rank: https://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=21100454974&tip=sid

Plataforma Sucupira – Qualis Periódicos: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsulta
GeralPeriodicos.jsf

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

LOPES-DUGNANI, B. and PISTORI, M.H.C. Diálogos com o leitor ativo e responsivo da Bakhtiniana por meio das redes sociais [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/05/12/dialogos-com-o-leitor-ativo-e-responsivo-da-bakhtiniana-por-meio-das-redes-sociais/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation