As redes afetivas sustentam as inovações culturais e inspiram as singularidades do Empreendedorismo Cultural

Xênia L’amour Campos Oliveira, Doutora, Núcleo de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Eduardo Paes Barreto Davel, Professor, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Logo da Revista de Administração ContemporâneaO artigo Cultural Entrepreneurship as Affective Networks: A Multi-sited Ethnography of Food Markets (vol. 29, 2025), publicado pela Revista de Admnistração Comtemporânea,  teve como objetivo explicar como as redes afetivas sustentam o empreendedorismo cultural, inspirando inovação cultural e criando valores e sentido. O estudo se justifica pela necessidade em aprofundar os conhecimentos sobre a dimensão afetiva das redes do empreendedorismo, em especial, em um contexto cultural. Utilizou-se uma abordagem etnográfica multissituada, sendo esta capaz de captar as sutilezas e singularidades do afeto, além de possibilitar conexões, associações e relações entre múltiplas localidades. Exploramos como campo empírico os mercados populares que, apesar de sua tradição, precisam se adaptar às mudanças e demandas socioeconômicas, ao mesmo tempo em que características como identidade e significados tradicionais, culturais e estéticos não podem ser negligenciados. Os resultados do estudo contribuem para o avanço da pesquisa no campo do empreendedorismo e do empreendedorismo cultural.

Sabe-se que o(a) empreendedor(a) cultural constrói ou reconfigura discursivamente os valores culturais, simbólicos e estéticos dos bens e serviços culturais, e que estes possuem um valor simbólico maior que o utilitário ou material. Dentre os desafios enfrentados por esses empreendedores, inclui-se a necessidade de inovar, buscando o equilíbrio entre a novidade e a familiaridade, através de processos de criação de sentido e construção de valor. Para isso, empreendedores(as) culturais precisam saber como atuar em rede. Apesar da sua importância para os(as) empreendedores(as) culturais, a perspectiva afetiva das redes ainda era negligenciada pelas pesquisas.

Os resultados da pesquisa oferecem duas contribuições para o avanço da pesquisa no campo do empreendedorismo. A primeira refere-se a reforçar a importância da rede nas pesquisas sobre o empreendedorismo cultural. Os resultados evidenciaram como o empreendedorismo cultural se define como um empreendedorismo em redes, ao sustentar as inovações culturais.

Fotografia de uma rua com diversos comércios e pessoas.

Imagem: Openverse

Destacamos como o empreendedorismo cultural ganha ao ser concebido como rede afetiva. Ao adotarmos a perspectiva afetiva das redes em seu contexto, mostramos como a afetividade nas redes pode inspirar o processo de inovação cultural e de criação de valores e sentidos. Além de aprofundarmos o entendimento de suas singularidades através da perspectiva afetiva das redes.

A segunda refere-se aos resultados da pesquisa, que ajudam a avançar outras pesquisas sobre afetividade no campo do empreendedorismo, respondendo a uma necessidade de novos insights teóricos e empíricos, recorrendo às redes afetivas como um caminho teórico fértil. Também esclarecemos como as redes afetivas são caracterizadas pelas interações afetivas entre os atores, os afetos experimentados e expressos nas interações e os resultados dessas interações.

Encorajamos pesquisadores a continuar produzindo informações qualitativas e detalhadas sobre o papel da afetividade nas redes, além de continuarem a explorar e revelar as singularidades do empreendedorismo cultural, frente ao empreendedorismo que se apresenta, equivocadamente, como “geral” e “universal”.

Para ler o artigo, acesse

OLIVEIRA, X.L.C. and DAVEL, E.P.B. Cultural Entrepreneurship as Affective Networks: A Multi-sited Ethnography of Food Markets. Revista de Administração Contemporânea [online]. 2025, vol. 29, no. 1, e240093, ISSN: 1982-7849 [viewed 3 June 2025]. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2025240093.en. Available from: https://www.scielo.br/j/rac/a/dGbZgxB3zJSywNpknMPtFfM/

Links externos

Revista de Administração Contemporânea – SciELO

Revista de Administração Contemporânea – Site

Revista de Administração Contemporânea – Redes Sociais: LinkedIn | Instagram | Facebook

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

OLIVEIRA, X.L.C. and DAVEL, E.P.B. As redes afetivas sustentam as inovações culturais e inspiram as singularidades do Empreendedorismo Cultural [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/06/03/as-redes-afetivas-sustentam-as-inovacoes-culturais-e-inspiram-as-singularidades-do-empreendedorismo-cultural/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation