Integração entre sustentabilidade e gestão estratégica para criação de valor empresarial

Keila Regina Mota Negrão, Doutora, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém, PA, Brasil.

Logo da Revista de Administração ContemporâneaO ensaio teórico Gestão Estratégica para Sustentabilidade, publicado na Revista de Administração Contemporânea (vol. 28, no. 06, 2024), escrito por pesquisadores da Universidade da Amazônia (Unama) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) propõe um framework de gestão estratégica que interliga a Visão Baseada em Recursos Naturais, as dimensões da sustentabilidade e as combinações de recursos e capacidades organizacionais no processo de criação de valor.

Este estudo é fruto dos resultados da tese de doutorado de Keila Negrão, em colaboração com os professores Sérgio Castro Gomes e Mário Carvalho. Os três integram o NEGOA, grupo de estudos de práticas gerenciais, desempenho e competitividade das organizações da Amazônia, e trabalharam em parceria com o professor Magnus Emmendoerfer, da Universidade Federal de Viçosa e coordenador geral da Cátedra UNESCO de economia criativa e políticas públicas.

Entre os anos de 2018 e 2024, o NEGOA desenvolveu uma série de estudos sobre práticas de gestão em organizações amazônicas, tentando compreender como elas combinavam seus recursos e capacidades para criar valor, de forma sustentável, e porque elas chegavam a desempenhos diferentes a partir de cada arranjo.

Analisando o arcabouço teórico de gestão estratégica e sua relação com a sustentabilidade, se percebeu que estudos anteriores deixavam lacunas nas abordagens de sustentabilidade, se restringindo ao chamado Triple Bottom Line (TBL), o tripé ambiental, social e econômico.

fotografia de árvores que cobrem uma estrada

Imagem: Unsplash

Na perspectiva teórica, limites das teorias começam a ficar latentes. A Visão Baseada em Recursos, por exemplo, não teria elementos suficientes para explicar como as capacidades organizacionais combinavam recursos da natureza, da cultura local, dos conhecimentos gerados na combinação com os saberes locais e com a ciência.

O objetivo do artigo, portanto, é oferecer um framework capaz de ajudar pesquisadores e praticantes a compreender como podem ser elaborados os modelos de estratégia em empresas amazônicas, analisando quais recursos e capacidades podem ser mobilizados no processo de criação de valor, considerando sete dimensões da sustentabilidade e não somente as três convencionais.

O framework ainda demanda futuras intervenções empíricas que possam fundamentar sua validação prática, contribuindo para melhorar sua coerência e sua consistência. Os autores encorajam estudos que possam contribuir com as proposições para a visão baseada em recursos naturais, principalmente no ambiente organizacional de pequenas indústrias que trabalham com recursos amazônicos empresas e empresas do setor de serviços.

Para ler o artigo, acesse

NEGRÃO, K.R.M., et al. Gestão Estratégica para Sustentabilidade. Revista de Administração Contemporânea [online]. 2024, vol. 28, no. 6, e240221 [viewed 10 April 2025]. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2024240221.por. Available from: https://www.scielo.br/j/rac/a/7Wv6MjWz7Zwz6bwzBJpRhCB/

Links externos

Revista de Administração Contemporânea – SciELO

Revista de Administração Contemporânea – Site

Revista de Administração Contemporânea – Redes Sociais: LinkedIn | Instagram | Facebook

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

NEGRÃO, K.R.M. Integração entre sustentabilidade e gestão estratégica para criação de valor empresarial [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/04/10/integracao-entre-sustentabilidade-e-gestao-estrategica-para-criacao-de-valor-empresarial/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation