Instruções para a elaboração de entrevistas

Versão Junho 2014

Entrevista pode ser definida como uma conversa entre duas ou mais pessoas – o entrevistador e o(s) entrevistado(s) – que visa obter informação para compor uma determinada matéria.

Para a preparação de um roteiro para entrevista, recomenda-se um conhecimento prévio sobre o assunto que será tratado, ou sobre o entrevistado, sempre tendo em vista o público alvo do conteúdo que será gerado.

A entrevista deve ser iniciada com uma apresentação dos seus objetivos e do veículo em que será divulgada.

As entrevistas submetidas ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas poderão possuir como entrevistados:

  • Pesquisadores das áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e de linguística, letras e artes;
  • Autores de artigos publicados nos periódicos SciELO;
  • Editores de periódico científicos da Rede SciELO; e
  • Editores de periódicos científicos que não fazem parte da Rede SciELO.

Nos itens que se seguem, serão apresentados os padrões para a preparação de uma entrevista para publicação no Blog SciELO em Perspectiva Humanas.

  1. Seleção de temas e entrevistados

Quando o objetivo é a realização de uma entrevista com autor de um artigo publicado em um dos periódicos SciELO, considerar as seguintes perguntas no processo de seleção de artigos:

  • Representa um avanço no conhecimento que merece ser divulgado para a sociedade?
  • Contribui para a popularização do conhecimento científico?
  • Apresenta inovações significativas?
  • Pode ter impacto na sociedade ou na definição de políticas públicas?
  • Além do público-alvo (jornalistas), a entrevista poderá ser utilizada também por tomadores de decisão, pesquisadores, estudantes e público em geral?

Além de entrevistas com autores de artigos, pode optar também pela realização de uma entrevista com pesquisadores renomados, nacionais ou internacionais, e que não necessariamente possuem artigos publicados nos periódicos da Rede SciELO.

  1. Formato de apresentação das entrevistas

As entrevistas poderão ser encaminhadas de forma textual ou em formato audiovisual.

Para a preparação de entrevistas em formato textual, é necessário considerar os seguintes aspectos:

  • Tamanho: deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter o máximo de 15.000 caracteres com espaço;
  • Idioma: poderão ser encaminhadas nos idiomas português, inglês ou espanhol;
  • Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;
  • Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, outros;
  • Lead: as entrevistas deverão estar acompanhadas do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”.

Para o envio de materiais audiovisuais, considerar as seguintes especificações quanto aos formatos de arquivos recomendados para publicação no Blog:

  • Vídeo: formatos MP4, AVI;
  • Áudio: formato MP3.
  1. Considerações sobre a autoria

Os textos podem ser elaborados por autores das pesquisas, pelo editor do periódico ou equipe editorial. Se a equipe editorial contar com o apoio de um profissional de comunicação, os textos podem ser preparados pela equipe e enviados aos autores para aprovação.

Ao submeter uma entrevista ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas, o autor abre mão, automaticamente, de quaisquer direitos sobre a publicação, libera o trabalho de edição do texto e a reprodução do mesmo por outros veículos, sem pagamentos.

Os conteúdos publicados no Blog SciELO em Perspectiva Humanas são de inteira responsabilidade dos autores,não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial ou do SciELO.

  1. Envio e análise das contribuições

Para a submissão de uma entrevista ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas, encaminhar e-mail para <blog.humanas@scielo.org>.

As contribuições submetidas para publicação no blog passarão pela análise da Equipe Editorial e, se necessário, dos membros do Comitê Editorial. Em caso de alteração do texto original, a versão revisada será submetida à aprovação final do autor.

Serão considerados os seguintes aspectos na análise das entrevistas submetidas ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas:

  • Formato de apresentação:a apresentação da entrevista deve estar de acordo com os padrões definidos no item 2 deste documento. Contribuições fora dos padrões definidos serão devolvidas aos respectivos autores;
  • Simultaneidade: a publicação de entrevistas com autores deve acontecer, simultaneamente, à publicação do artigo na Coleção SciELO Brasil. Admite-se, entretanto, que uma eventual defasagem no cronograma de edição do comunicado possa atrasar a publicação em, no máximo, um mês após à publicação do artigo. Fica a critério do Corpo Editorial do Blog SciELO em Perspectiva Humanas a aceitação, ou não, de comunicados que excedam esse intervalo de tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *