Rosa Emilia Moraes, Jornalista Científica da Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil.
A educação é um fator imprescindível para a evolução do ser humano. É uma ferramenta libertadora através da qual o indivíduo adquire o conhecimento necessário para fundamentar suas escolhas e ações, podendo, assim, interferir de forma positiva para o avanço da sociedade. Segundo Roberto Xavier, Lia Fialho e Gerardo Vasconcelos (2018), as vivências das mulheres na educação, seja formal ou informal, moldam fundamentalmente seus caminhos individuais, mas também as capacitam para implementar mudanças e evoluir como grupo social.
Superar estigmas elaborados pela sociedade conservadora, que associava a mulher a uma natureza frágil, dependente e submissa, ressaltando as contribuições femininas especialmente no contexto educacional é o que nos conduz pelos dez artigos reunidos no número temático Trajetórias e Experiências de Formação Educacional de Mulheres, publicado pelo periódico Cadernos CEDES (vol. 44, n.º 122, 2024).
A coletânea visa gerar entendimento sobre a educação feminina, analisando os desafios e contradições de cada contexto educacional, ao levar em consideração a diversidade cultural, histórica e geográfica das mulheres referenciadas, e o impacto dessas protagonistas em seu ambiente social, econômico e político.
Da trajetória de formação de professoras, cujas histórias se confundem com a própria história da Educação brasileira, ao registro das experiências de mulheres que exercem cargos de gestão em universidades Ibero-americanas, no Brasil, Peru, México e Espanha. Do delicado retrato do cotidiano de uma dama da corte imperial do Rio de Janeiro, no século XIX, ao denodado compromisso de uma liderança indígena na luta pelos direitos de seu povo. Da determinação e fé de uma missionária alfabetizadora no coração do Brasil às propostas de aplicação universal para um futuro de maior visibilidade da produção científica e artística feminina desde o ensino fundamental, e a criação de espaços estimulantes para a criatividade das mulheres. Todas estas singularidades estão engendradas no volume, que revisita, informa, orienta e exalta o plural legado feminino na educação.
Através dos textos, encontramos reflexões sobre as particularidades da formação educacional de mulheres em diferentes níveis e realidades de ensino, assim como as harmonias e enfrentamentos relacionados ao papel do elemento feminino na sociedade, seus assujeitamentos e resiliências.
O portfólio de artigos contempla o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, Espanha, Chile e Portugal, participantes dos projetos de pesquisa “Educadoras do Século XX: Práticas, Leituras e Representações” e “A Educação de Mulheres ao Longo dos Séculos XIX e XX”, financiados pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, respectivamente.
Referências
XAVIER, A.R.R., FIALHO, L.M.F. and VASCONCELOS, J.G. História, memória e educação: aspectos conceituais e teórico-metodológicos [online]. Fortaleza: EdUECE, 2018 [viewed 28 May 2024]. Available from: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38255
Para ler a apresentação do número temático, acesse
FIALHO, L.M.F., OLIVA, M.F.R and PONCE, H.H. Trajetórias e experiências de formação educacional de mulheres. Cad. CEDES [online]. 2024, vol. 44, no. 122, pp. 1–5 [viewed 28 May 2024]. https://doi.org/10.1590/CC271169. Available from: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Cn4MnZd9tmBm9n3WcY7ZHMd/
Links Externos
Cadernos CEDES – SciELO: https://www.scielo.br/j/ccedes/
Cadernos CEDES – Site: https://www.cedes.unicamp.br/
Cadernos CEDES – Redes Sociais: Facebook | Twitter
Edição completa – CCEDES, Volume 44, Número 122 (2024): https://www.scielo.br/j/ccedes/i/2024.v44n122/
Educação e Educadoras no Ceará do século XX: práticas, leituras e representações: https://pemouece.wixsite.com/pemo/projeto-cnpq
Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX: https://educacaodemulheres.wordpress.com/blog/
Centro Universitário Maurício de Nassau (BA): https://www.uninassau.edu.br/institucional/salvador
Universidade Estadual do Ceará: https://www.uece.br/
Universidade Federal da Bahia: https://www.ufba.br/
Universidade do Estado do Rio de Janeiro: https://www.uerj.br/
Universidade Federal da Paraíba: https://www.ufpb.br/ufpb
Universidade Federal do Pará: https://ufpa.br/
Universidade Federal de Roraima: https://ufrr.br/
Universidade Federal da Grande Dourados (MT): https://www.unigran.br/
Pontifícia Universidade Católica do Paraná: https://www.pucpr.br/
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Paraná: https://ifpr.edu.br/
Universidad de Cádiz (Espanha): https://www.uca.es/
Universidade de Coimbra (Portugal): https://www.uc.pt/
Universidad Tecnológica Metropolitana (Chile): https://www.utem.cl/
Universidad de Valladolid (Espanha): https://www.uva.es/export/sites/uva/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários