Roberta Carbone, doutora, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicação e Artes Visuais da Universidade de São Paulo (ECA-USP), São Paulo, SP, Brasil.
O artigo A peça radiofônica alemã e os esforços de João das Neves para a difusão do gênero no Brasil, publicado pela Revista Brasileira de Estudos da Presença (vol. 14, no.4, 2024), expõe uma vertente de pesquisa e produção pouco conhecida do dramaturgo e encenador João das Neves, cujos trabalhos junto ao Grupo Opinião durante as décadas de 1960 e 70 foram objeto de minha pesquisa de doutorado. Realizada junto ao PPGAC-USP, sob orientação da professora doutora Maria Silvia Betti e com financiamento da CAPES (PROEX), a tese foi defendida em 2022 e suas análises foram construídas com base em fontes primárias, em declarações e depoimentos do autor em diferentes momentos e em entrevista realizada diretamente com ele.
Inicialmente, o breve histórico apresenta um panorâmico do desenvolvimento da peça radiofônica na Alemanha, onde ela ganhou força de expressão. Esse painel é acompanhado pelo exame de suas diferentes fases e seguido pela exposição de algumas atividades organizadas por João das Neves, que revelam seu empenho para a divulgação da hörspiel no Brasil. Já o exame do projeto radiofônico de Neves, ainda que não efetivado, evidencia as limitações do contexto ditatorial e de uma proposta de trabalho vinculada à indústria cultural.
Durante a década de 1970, driblando o processo de intensificação dos mecanismos de censura e repressão pós-AI5, João das Neves encontra uma alternativa à produção dramatúrgica. A peça radiofônica, de inspiração alemã, mostra-se favorável à exploração de novos procedimentos criativos e possibilita que a palavra recupere seu status de ferramenta de análise social. Neves, então, se compromete com a pesquisa do gênero e seu aproveitamento no contexto nacional, ao mesmo tempo que se esforça para a difusão da hörspiel no Brasil.
Em decorrência, foram levantados documentos originais sobre a peça radiofônica alemã traduzidas para o português, contendo obras consagradas, experimentações acústicas, reflexões e um apanhado histórico do gênero. Tais publicações, somadas à catalogação dos eventos realizados por João das Neves no Grupo Opinião, contribuíam para a expansão do significado histórico da tentativa de acomodação do gênero no Brasil. O que se aponta de grande relevância, tendo em vista que, há quem abordasse o tema, o livro Introdução à peça radiofônica, organizado por George Bernard Sperber, era uma das únicas referências disponíveis até o presente momento.
Por fim, vale mencionar que o debate em torno da hörspiel permite pensar na finalidade da radiofonia e na utilização do rádio como um meio de comunicação de massa. E isso, principalmente, ao se considerar a possibilidade do cruzamento de linguagens – rádio e teatro –, somada ao papel comunicador da internet e à adesão brasileira ao formato dos podcasts. Desse modo, acredita-se que o estudo dessa experiência histórica possa ser, no mínimo, inspirador, ainda que se pretenda contribuinte para uma aproximação do processo cultural brasileiro das últimas cinco décadas e para uma melhor compreensão do cenário artístico atual.
Para ler o artigo, acesse
CARBOEN, R. A peça radiofônica alemã e os esforços de João das Neves para a difusão do gênero no Brasil. Revista Brasileira de Estudos da Presença [online]. 2024, vol. 14, no. 4, e138605 [viewed 22 April 2024]. https://doi.org/10.1590/2237-2660138605vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/fZvrDNYdGhmrCX9JyJqLHSG/
Referências
CARBONE, R. Fernando Peixoto e a Peça Radiofônica: “descobrindo o que já estava descoberto”. Cena [online]. 2022, vol. 1, no. 37, pp. 1-8 [viewed 22 April 2024]. https://doi.org/10.22456/2236-3254.123387. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/123387
CARBONE, R. O trabalho teatral de João das Neves no Grupo Opinião. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2022
SPERBER, G.B. Introdução à Peça Radiofônica. São Paulo: EPU, 1980
Links externos
Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP
Revista Brasileira de Estudos da Presença – Site
Revista Brasileira de Estudos da Presença – Redes sociais: Facebook | Instagram
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários