Márcio André Leal Bauer, Professor Associado, Programa de pós graduação em Administração (PPGA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil
Marcos André Soares Farias, (PPGA/FURG), Rio Grande, RS, Brasil
O estudo Desafios à Inclusão Substantiva nas Organizações: um estudo fenomenológico com surdos desenvolvido na Universidade Federal de Rio Grande (FURG) investigou como trabalhadores surdos vivenciam os processos de inclusão e exclusão nas organizações. Através de uma abordagem substantiva, os pesquisadores Márcio André Leal Bauer e Marcos André Soares Farias utilizaram a fenomenologia, método que busca a reflexão crítica e interpretativa a respeito da experiência consciente, para compreender a experiência vivida de surdos em uma planta industrial de uma multinacional.
Segundo o estudo, existem três aspectos fundamentais para a inclusão: o trabalho como forma de expressão de igualdade entre surdos e ouvintes; a importância do intercâmbio cultural sustentado por uma comunicação intersubjetiva; e a necessidade de pertencimento e aceitação dentro da organização social cotidiana. Para os pesquisadores, o artigo oferece subsídios teóricos e práticos para avançar nas políticas de diversidade em direção a uma inclusão substantiva, que vá além da formalidade das cotas.
O estudo desafia a ideia de inclusão baseada apenas em acordos racionais e evidencia que ela não é garantida apenas pela igualdade comunicativa. “Em situações marcadas por diferentes realidades simbólicas, como é o caso da relação surdo-ouvinte, somente a igualdade de condições comunicativas não é suficiente para a inclusão. No contexto das relações que se estabelecem e são carregadas de sentido, a ação comunicativa se estabelece na medida em que laços, relações, vínculos e afetos são construídos” (Farias e Bauer, 2025, p. 14).
Para ler o artigo, acesse
BAUER, M.A.L. and FARIAS, M.A.S. Desafios à Inclusão Substantiva nas Organizações: um estudo fenomenológico com surdos. Revista de Administração Contemporânea [online]. 2025, vol. 29, no. 2, e240134, ISSN: 1982-7849 [viewed 7 July 2025]. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2025240134.por. Available from: https://www.scielo.br/j/rac/a/BhV5RVCQymMNnTFD9MCZDjR/
Links externos
Revista de Administração Contemporânea – SciELO
Revista de Administração Contemporânea – Site
Revista de Administração Contemporânea – Redes Sociais: LinkedIn | Instagram | Facebook
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários