Cadernos EBAPE.BR abre chamada para trabalhos em 4 áreas temáticas

Cadernos EBAPE.BRPor Fernando G. Tenório
Editor dos Cadernos EBAPE.BR
cadernosebape@fgv.br

Cadernos EBAPE.BR, publicação da Fundação Getulio Vargas/EBAPE, tem como missão promover o debate de temas relevantes para a construção do conhecimento no âmbito da administração com base em abordagens interdisciplinares e críticas. Sua linha editorial almeja também a construção de um espaço de discussão acadêmica por meio de pesquisas qualitativas e ensaios teóricos relacionados à área de administração.

Ingressado na Coleção SciELO Brasil em agosto de 2009, disponibiliza em acesso aberto 44 fascículos e 421 artigos dos anos de 2003 a 2013. Em 2013, recebeu classificação B1 em Administração, Ciências Contábeis e Turismo pelo Qualis CAPES.

No período de janeiro a fevereiro de 2014, Cadernos EBAPE.BR está com chamada de trabalhos em quatro diferentes temáticas:

 

CHAMADA DE TRABALHO: POLÍTICAS PÚBLICAS EM MÚLTIPLAS DIMENSÕES

Prazo final para a submissão de artigos: 28 de Fevereiro de 2014

(Artigos em português, inglês e espanhol)

Editor Convidado

Prof. Francisco Fonseca

EAESP/FGV

Políticas públicas tornaram-se referência à reflexão acadêmica, às ações governamentais e ao debate público. Predominam, em todas elas, de diferentes modos, abordagens institucionais e organizacionais, normalmente vinculadas ao chamado “ciclo das políticas públicas”. Neste, há evidentes fragilidades, uma vez que sua lógica etapista e procedimental dificilmente é verificada no mundo real, em especial na sociedade brasileira.

Além disso, do ponto de vista conceitual, há necessidade de os conflitos, de naturezas diversas, serem trazidos à tona, pois, de modo geral, existe a tendência de desconsiderá-los em nome do “bem comum”, das “causas públicas”, da “igualdade”, entre outras motivações que, na realidade, são “vetadas” pelos embates dos grupos sociais politicamente organizados, cuja característica é a assimetria de poder e sua lógica é a disputa.

Clique no link para ter acesso ao conteúdo completo da chamada:

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/announcement/view/46

 

CHAMADA DE TRABALHO: PENSAMENTO CRÍTICO LATINO-AMERICANO E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS 

Prorrogação do prazo para as submissões: até dia 28 de fevereiro de 2014

(Artigos em português, inglês e espanhol)

Editor Convidado

Fernando Javier Isuani

Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina)

O pensamento crítico latino-americano é uma forma de abordar a realidade social  considerando sua particularidade e idiossincrasia, e constitui uma alternativa ao pensamento único que, com a ajuda do neoliberalismo, tem uma análise dos diversos planos da vida social.

A dimensão organizacional não foi deixada à margem deste conteúdo, promovendo estudos de um modo a-histórico e descontextualizado, fazendo da prescrição uma vocação e da harmonia de interesses e a eficiência, as principais bandeiras. Esses estudos, que personalizam as organizações e despersonalizam seus membros, ocultam processos sociais estruturais que condicionam as dinâmicas organizacionais e lhes concedem especificidades.

Esta chamada está aberta a todos os estudiosos interessados ​​em refletir sobre a contribuição do pensamento crítico e estudos organizacionais e, ao mesmo tempo, fornecer diretrizes para uma agenda de pesquisa sobre temas relevantes ao fenômeno organizacional na América Latina.

Clique no link para ter acesso ao conteúdo completo da chamada:

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/announcement/view/44

 

CHAMADA DE TRABALHO: ESTUDOS ORGANIZACIONAIS CRÍTICOS E PENSADORES NACIONAIS                   

Prorrogação do prazo para as submissões: até dia 28 de fevereiro de 2014

(Artigos em português, inglês, espanhol e francês)

Editora Convidada

Ana Paula Paes de Paula (UFMG)

Em uma pesquisa recentemente realizada a editora convidada para esta chamada de trabalhos constatou a existência de Estudos Organizacionais Críticos antes da consolidação dessa corrente na Europa e nos Estados Unidos. Guerreiro Ramos produziu trabalhos com essas características entre as décadas de 1950 e 1980 e Maurício Tragtenberg o fez nas décadas de 1970 a 1990. Além disso, outros acadêmicos brasileiros, como Fernando Prestes Motta, desenvolveram a partir da década de 1980 estudos críticos que antecederam o advento do movimento denominado Critical Management Studies e que são paralelos aos trabalhos de origem francófona.

Clique no link para ter acesso ao conteúdo completo da chamada

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/announcement/view/38

 

CHAMADA DE TRABALHO: PROCESSO DE TRABALHO/VALORIZAÇÃO | 40 ANOS APÓS TRABALHO E CAPITAL MONOPOLISTA DE HARRY BRAVERMAN                                                                                                                                                                     

Prorrogação do prazo para as submissões: até dia 28 de fevereiro de 2014

(Artigos em Português e Inglês)

Editor Convidado

Elcemir Paço Cunha

Universidade Federal de Juiz de Fora

A proposta dessa chamada é fomentar as discussões acerca do processo de trabalho no modo de produção capitalista tendo em vista os 40 anos da publicação de Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX de Harry Braverman. Como é de conhecimento geral, o livro do autor reanimou as discussões da sociologia do trabalho em todo mundo ao suscitar as ligações entre o processo de trabalho e a fase monopolista do capital. Dessa profusa influência, permaneceu a chamada teoria do processo de trabalho que engendra discussões e eventos fora do Brasil (http://www.ilpc.org.uk/). As discussões provenientes do livro de Braverman, sob a orientação crítica inclusive de Micheal Burawoy, impeliram considerações que, certas ou erradas, demarcaram as condições para o estabelecimento do que vieram a ser os Estudos Críticos da Gestão (KNIGHTS e WILLMOTT, 1990).

Clique no link para ter acesso ao conteúdo completo da chamada

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/announcement/view/33

 

Questões específicas referentes às chamadas de trabalho deverão ser encaminhadas diretamente ao(a) editor(a) convidado(a) de cada temática.

Os artigos deverão seguir as normas de submissão do periódico, com envio do manuscrito pelo sistema online.

 

Publicado originalmente em

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/announcement/announcement

Links relacionados

Normas de submissão – http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/pages/view/normas

Submissão de artigos – http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/login

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Cadernos EBAPE.BR abre chamada para trabalhos em 4 áreas temáticas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2013 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2013/12/17/cadernos-ebape-br-abre-chamada-para-trabalhos-em-4-areas-tematicas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation