As salas de refeições de uma família paulista

Regina Horta Duarte, Editora-chefe de Varia Historia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Maria Aparecida Menezes Borrego

Maria Aparecida Menezes Borrego

Maria Aparecida Menezes Borrego é docente do Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista (USP) e do Programa de Pós-graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). É supervisora técnico-científica do Museu Republicano “Convenção de Itu” e coeditora do periódico Anais do Museu Paulista. História e Cultura Material. Atua nas seguintes áreas: comércio, sociedade, espaço doméstico, cultura material, museu, América Portuguesa, Brasil Império. É autora dos livros Poderes privados, práticas públicas (2002, em coautoria com Maria Alice S. de A. Ribeiro), Códigos e práticas: o processo de constituição urbana em Vila Rica colonial (1702-1748) (2004), A teia mercantil: negócios e poderes em São Paulo colonial (1711-1765) (2010), além de artigos e capítulos de livros.

Ela é autora do artigo “Artefatos e práticas sociais em torno das refeições (São Paulo, séculos XVIII e XIX)”, que integra o dossiê “Culturas alimentares, práticas e artefatos”, organizado pelo professor José Newton Coelho Meneses, da Universidade Federal de Minas Gerais, no número 58 de Varia Historia, 2016.

Borrego apresenta um argumento inovador sobre as práticas de sociabilidade em São Paulo no início do século XIX. Demonstra, por meio de pesquisas nos inventários de seus habitantes, que a vida no interior das residências já contava com elementos de diferenciação social e sofisticação de hábitos em torno das refeições. Os objetos do museu, vindos dessas casas, deixam de ser objetos “mudos” e “fixos” na sua exposição aos olhares contemporâneos, para ganharem vida, movimento e utilidade, apresentando-se como “objetos em ação”, como se fossem uma espécie de personagens da nova realidade econômica das elites paulistas que se enriqueciam com fazenda seca, açúcar, escravos e animais.

Assista à entrevista concedida pela autora à Regina Horta Duarte, editora-chefe de Varia Historia, na cidade de São Paulo, no dia 26 de janeiro de 2016, nas dependências do Museu Paulista, veiculado pelo Canal Varia Historia, no YouTube.

Para ler os artigos, acesse

BORREGO, M. A. M. Artefatos e práticas sociais em torno das refeições (São Paulo, séculos XVIII e XIX). Varia hist. [online]. 2016, vol.32, n.58, pp. 101-137. [viewed 23th February 2016]. ISSN 1982-4343. DOI: 10.1590/0104-87752016000100006. Available from: http://ref.scielo.org/zv8hvn

Links externos

Varia Historia – VH – www.scielo.br/vh

Canal Varia Historia YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCD4EbWEXNyTAirlemvy3UPw

 

Sobre Regina Horta Duarte

foto_HortaRegina Horta Duarte é professora Titular de História da Universidade Federal de Minas Gerais, e pesquisadora nível 1 A do CNPq. Foi editora chefe da Revista Brasileira de História (2006-2007). Em 2008, ocupou vaga de Professora Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Participou da fundação da Sociedade Latino Americana Y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), e foi eleita para a primeira Junta Diretiva. Permaneceu na Junta Diretiva dessa entidade como editora-chefe da revista Historia Ambiental Latinoamericana Y Caribeña (HALAC), publicação científica inaugurada em 2011 até setembro de 2014. Em abril de 2013, atuou como Visiting Reseach Professor na University of Texas at Austin. É Editora Chefe da revista Varia Historia desde janeiro de 2015. Publicou os livros “A Imagem Rebelde”(1991), Noites Circentes (1995), História e Natureza (2005), Biologia Militante (2010), e tem no prelo o livro Activist Biology, que será publicado este ano nos EUA. Publicou em periódicos de importância como Latin American Research Review, Journal of Latin American Research, Environmental and History, ISIS, Luso-Brazilian Review, Global Environmental, entre outros.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DUARTE, R. H. As salas de refeições de uma família paulista [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/03/02/as-salas-de-refeicoes-de-uma-familia-paulista/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation