Blogs pessoais: um empreendimento promissor para a saúde mental

Daniela Benites, Psicóloga, University of Texas, Austin, Texas, EUA

Gustavo Gauer, Professor de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

William Barbosa Gomes, Professor de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

estpsi_logoPesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul associaram duas facetas da capacidade humana de reinterpretar ou reinventar narrativas pontuais sobre suas vidas: identificar novas maneiras de compreender experiências de vida, e explorar novas direções no caminho da mudança ou autoinvenção. É o que mostra estudo sobre a exposição da vida privada em blogs. Nestes diários, as pessoas vão elaborando e reelaborando suas percepções, em pequenos ou mesmo grandes passos em direção ao que desejam ou na compreensão das circunstâncias e limitações da vida. Esse processo tem sido investigado em transcrições de sessões de psicoterapia, em pessoas “pensando em voz alta” diante de tarefas específicas, e em leitura de diários pessoais. A inovação do nosso estudo foi levar a investigação para os blogs, atualmente tão difundidos pela internet. Inovação do self é definida como insight pessoal, deliberação social, autoinovação, autoatualização, ou linguagem autêntica. Em geral, o conceito refere-se à experiência humana de pensar sobre si mesmo até encontrar um novo modo de entender e interpretar aspectos internos e externos em relação ao viver presente, passado ou futuro. É um processo adaptativo natural, associado ao desenvolvimento humano e à busca do bem-estar pessoal.

Trata-se de análise qualitativa de doze postagens contendo autoinovação. Contudo, para compreender o contexto da mudança, a análise incluiu cinco postagens que antecediam e cinco que sucediam a postagem alvo. A postagem alvo mostrou como é possível ver um velho problema com olhar diferente. As postagens usadas como contexto ressaltaram os passos em direção à mudança e ao monitoramento na obtenção dos ganhos reais.

Blogs pessoais são avenidas promissoras na compreensão da manifestação de conversas internas em grupos de pessoas com diferentes condições de saúde mental e de autoexpressão. O monitoramento e prevenção do relapso de crises são fundamentais para tratamento psicológico. No futuro, características dos tipos comunicacionais encontrados neste estudo podem avançar aplicações de análise de textos e permitir um melhor acompanhamento de estados mentais entre as visitas ao psicoterapeuta.

O artigo “Personal journal blogs as manifest internal conversation toward self-innovation: A semiotic phenomenological analysis” está publicado no periódico Estudos de Psicologia (Campinas), volume 33, número 3 de 2016.

Para ler o artigo, acesse

BENITES, D., GAUER, G. and GOMES, W. B. Personal journal blogs as manifest internal conversation toward self-innovation: A semiotic phenomenological analysis. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2016, vol.33, n.3, pp.431-442. [viewed 10th August 2016]. ISSN 0103-166X. DOI: 10.1590/1982-02752016000300007. Available from: http://ref.scielo.org/b5ps6z

Link externo

Estudos de Psicologia (Campinas) – ESTPSI: www.scielo.br/estpsi

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BENITES, D., GAUER, G. and GOMES, W. B. Blogs pessoais: um empreendimento promissor para a saúde mental [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/08/17/blogs-pessoais-um-empreendimento-promissor-para-a-saude-mental/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation