Renato Veras, Professor Titular e editor da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (RBGG) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Desde 1998, a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (RBGG) vem contribuindo para o aprofundamento das questões atinentes ao envelhecimento humano. O segmento etário dos idosos vem crescendo significativamente, assim como as pesquisas na área da Geriatria e Gerontologia, e é missão da RBGG oferecer espaço para a difusão desse conhecimento. Embora seja um periódico da área médica, que aborda as questões da Geriatria e Gerontologia, a RBGG se propõe ampliar seu olhar, não ficando restrita à discussão do binômio saúde/doença. Propôs-se então a ampliar o debate acadêmico em direção de uma nova fronteira – a Saúde Coletiva – partilhando a compreensão de que o cuidado do idoso ultrapassa as questões relacionadas ao setor saúde.
Falar dos marcos teóricos ou das políticas que têm por objetivo permitir um envelhecimento saudável – que significa manter a capacidade funcional e a autonomia, bem como a qualidade de vida, em consonância com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e tendo como foco a prevenção de doenças – é algo louvável. Importantes organismos nacionais e internacionais de saúde defendem esse conceito há muitos anos. Acreditamos que o cuidado com o idoso deve ser estruturado de forma diferenciada, com a incorporação do conhecimento das ciências das áreas sociais, humanas e econômica – sem ignorar as ciências biológicas –, na busca permanente da excelência e práticas inovadoras. Estamos vivendo um período de transição, e as mudanças nas características da população idosa – doenças crônicas mais frequentes, necessidade de amparo familiar ou afetivo, custos crescentes, encargos para familiares e responsáveis – impõem que a RBGG assuma seu protagonismo nesse debate e apresente de forma decisiva sua contribuição.
A RBGG incentiva esta relevante discussão no campo do Envelhecimento Humano/Saúde Coletiva. Desejamos continuar crescendo e continuando a ampliar o olhar e o entendimento sobre o envelhecimento, sob a égide das boas práticas da publicação. Ademais, investimos em três pilares fundamentais da prática de publicação de pesquisas científicas, quais sejam, a sua profissionalização, a sustentabilidade financeira e a constante busca pela internacionalização do periódico.
Nesse sentido, é realizado periodicamente a capacitação do corpo técnico, ampliando e diversificando a participação de editores associados, mantendo um corpo de editores com diversos olhares acerca dos temas atinentes à Geriatria e Gerontologia que prima pela qualidade metodológica dos artigos sob publicação, enfatizando a necessidade de adequação dos mesmos aos check-lists para cada tipo de estudo. Na esteira da profissionalização, o sistema adotado ScholarOne tem qualificado sobremaneira a gestão dos processos editoriais. Termos o periódico indexado na biblioteca eletrônica SciELO tem proporcionado e incentivado melhorias constantes na publicação.
A internacionalização vai além da simples publicação em inglês. Aqui também se destaca a inclusão de autores, editores e membros do comitê editorial internacionais, o que está em consonância com um dos componentes prioritários promovidos pela SciELO. No que diz respeito à sustentabilidade, busca-se sempre a adequação aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) propiciando a criação de uma comunidade de conhecimento direcionada a consecução de metas relacionadas aos ODS.
No vídeo a seguir o editor Renato Veras amplia a discussão relacionada ao estado atual das publicações da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia e aponta as perspectivas do referido periódico para os anos vindouros.
Links externos
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia – RBGG: www.scielo.br/rbgg
Facebook: https://www.facebook.com/RevistaBGG
Youtube: https://www.youtube.com/RBGG
Sobre o Autor
Renato Veras é médico, professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ). Na Inglaterra, em 1984, concluiu seu segundo mestrado, em Saúde Coletiva (Community Medicine), na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), e o doutorado (PhD) no Guy’s Hospital da Universidade de Londres, em 1992. Suas principais áreas de pesquisa são “Epidemiologia e doenças crônicas na terceira idade” e “Modelos de cuidado para o idoso”.
E-mails: veras@uerj.br; unativeras@gmail.com.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9390281442853604
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários