As contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira

Maria Zélia Borba Rocha, Faculdade de Educação na Universidade de Brasília (UnB), Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Brasília, Distrito Federal, Brasil. 

Logo do periódico Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

O artigo Anísio Teixeira: de sinhozinho a maître penseur, publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 104 (2023), analisa o percurso social, político e intelectual de Anísio Teixeira, mostrando suas contribuições para a educação brasileira. Trata, em especial, das origens e vinculações teórico-metodológicas do seu pensamento, como a ratio studiorium jesuítica, a filosofia deweyana e as radicais mudanças sociais que ele vivenciou após o período da 2ª Guerra Mundial. 

O eminente pensador brasileiro desenvolveu principalmente os temas do direito à educação; a importância e a necessidade da expansão da escolaridade básica no Brasil para o desenvolvimento econômico-social do País e para a consolidação da democracia. Trata-se de uma tétrade temática, cujos elementos estão interligados entre si, e que se transformou em agenda de estudos e de pesquisas para as gerações seguintes. Os conteúdos temáticos dessa tétrade também serviram como norte para a elaboração de políticas públicas educacionais nas décadas seguintes, até os dias de hoje.

Retrato em preto e branco de Anísio Teixeira vestindo terno e óculos, com as mãos descansando sobre uma mesa, olhando para a sua esquerda.

Imagem: Acervo Inep.

Apesar do vasto material existente sobre Anísio Teixeira, o mérito do trabalho é desenvolver a íntima correlação entre os aspectos políticos, sociais, intelectuais e culturais da sua trajetória aos moldes compreensivos ensinados por Max Weber (1991, 1992, 1995, 1999). Além disso, o estudo também explora aspectos culturalistas, legados de Norbert Elias (1994, 2006) e de Goethe (2008), em comunhão com a Sociologia política de Glucksmann (1977) e institucional de Loureau (2014). Ele também abrange a História e a Sociologia brasileiras de Freyre (1936), Leal (1949), Faoro (1958), Miceli (1979), Adorno (1988), Coelho (1999), Martins (1994, 2008) e Arruda (1999).

Nessa linha, o artigo ressalta a contemporaneidade do trabalho de Anísio Teixeira, sob uma perspectiva histórico-político-culturalista, relacionando-o com o cenário educacional brasileiro entre 2016 e 2021. Esse período foi marcado pelo desmonte de diversas organizações e políticas públicas de educação que Anísio ajudou a criar e a gerir. Por fim, a pesquisa enfatiza a necessidade e a importância de se promoverem novos estudos para que o seu legado não caia no limbo do esquecimento.

Para ler o artigo, acesse

ROCHA, M.Z.B. Anísio Teixeira: de sinhozinho a maître penseur. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online. 2023, vol. 104, e5461 [viewed 12 December 2023]. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5461. Available from: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Qk37hcsjzmsfJsRKnmwv9nQ/ 

Links externos

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEPED: https://www.scielo.br/rbeped/

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: http://rbep.inep.gov.br/

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos — Instagram: https://www.instagram.com/rbep_inep/

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos — Twitter: https://twitter.com/rbep_inep

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ROCHA, M.Z.B. As contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/12/12/as-contribuicoes-de-anisio-teixeira-para-a-educacao-brasileira/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation