Contribuições das narrativas digitais para o ensino de língua portuguesa

Ana Clara Martins da Silva, graduanda em Letras Tradução Português-Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Júlia Bicalho da Silva, graduanda em Letras Licenciatura Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Júlia Camini Soares Magalhães, graduanda em Letras Licenciatura Português pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Logo periódico Texto Livre (TL)

O artigo Narrativas digitais e textos multissemióticos: relatos de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa, publicado em Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, (vol.16, 2023), apresenta à comunidade os resultados da ação pedagógica realizada em uma escola, bem como suas reflexões acerca da temática. 

Nesse sentido, foi desenvolvida uma atividade em sala de aula na qual estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública foram designados a produzir um relato pessoal utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, realizou-se uma revisão sobre as abordagens pedagógicas nas escolas e sobre a incorporação de novas estratégias que abordam a multimodalidade, uma vez que são intrínsecas à cultura vigente. Dessa forma, a pesquisa realizada propõe que as TDIC sejam consideradas ferramentas válidas de aprendizado dentro do cenário educacional, haja vista os benefícios oferecidos aos alunos.

A professora doutora Cláudia Barbeta, Universidade Estadual de Londrina (UEL), é a autora do artigo e responsável pela pesquisa, que foi feita em uma instituição pública estadual do município de Londrina, Paraná. Ela partiu da ideia de que a utilização da multimodalidade permite desenvolver o uso da língua e a reflexão durante o ensino e aprendizagem em sala de aula, abrangendo os campos interpretativos dos alunos. Levou-se em conta também a importância de o docente inovar seus métodos de ensino e expor aos estudantes diferentes gêneros textuais e seu uso da língua, a fim de incentivar uma aprendizagem nas aulas de português mais próxima da realidade e mais subjetiva nos âmbitos da leitura e escrita. 

Uma grande motivação para a pesquisa foi analisar como a tecnologia auxilia no processo de ensino aprendizagem. Para ser desenvolvida, a pesquisa contou com uma intervenção pedagógica com alunos do ensino médio em que foi trabalhado o gênero relato pessoal. A partir disso, foi feita uma apresentação, discussão e análise sobre o gênero e, em seguida, proposta uma atividade aos alunos, que consistia em criar um roteiro para seus relatos pessoais e usar a tecnologia para produzi-los.

Os resultados apresentados na pesquisa apontam que, ao trazer os textos multimodais para as salas de aula, é possível obter inúmeros resultados benéficos aos alunos, assim como diversos desafios aos professores. Ampliando as possibilidades de expressão dos alunos, essa integração dos multiletramentos estimula a criatividade, o que auxilia, ainda, no desenvolvimento das habilidades comunicativas. 

A partir da experiência realizada pela pesquisadora na escola, foi possível observar esses resultados na prática, provando que é necessário haver uma formação adequada dos docentes para um maior aproveitamento por parte dos alunos. Além disso, nesse contexto, a atuação do professor é redefinida, passando a atuar somente como mediador no processo de aprendizagem, deixando o caminho livre para o aluno ter autonomia no próprio aprendizado. 

A autora conclui o artigo apontando como a experiência da ação pedagógica foi importante para os estudantes aumentarem o campo de visão em relação às atividades de Língua Portuguesa ao incorporarem as TDIC.  No entanto, trazer essas práticas à sala de aula pode ser um desafio para os professores, pois é necessária certa qualificação e interesse deles em abordarem essas práticas no contexto escolar. 

Ademais, Barbeta expõe diversos pontos a favor da inovação com os multiletramentos, como o desenvolvimento de habilidades comunicativas dos alunos. Por fim, ao apresentar os resultados da intervenção, o artigo é importante para entender como associar o contexto atual – marcado por diversas tecnologias e inovações – à educação.

Para ler o artigo, acesse

BARBETA, C. Narrativas digitais e textos multissemióticos: relato de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa. Texto Livre [online]. 2023, vol. 16, e46445 [viewed 27 February 2024]. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46445. Available from: https://www.scielo.br/j/tl/a/fgCTSZswVFpkTzprx8DwK8d/  

Links externos

Texto Livre – SciELO: https://www.scielo.br/j/tl

Texto Livre – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/

Texto Livre – Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Claudia de Faria Barbeta (autora do artigo) – Lattes: http://lattes.cnpq.br/5037740876137934 

Ana Clara – Lattes: http://lattes.cnpq.br/8160603415522104

Júlia Bicalho – Lattes: http://lattes.cnpq.br/5797208855868132

Júlia Camini – Lattes: http://lattes.cnpq.br/8250535596451497

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SILVA, A.C., SILVA, J.B. and MAGALHÃES, J.C.S. Contribuições das narrativas digitais para o ensino de língua portuguesa [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/02/27/contribuicoes-das-narrativas-digitais-para-o-ensino-de-lingua-portuguesa/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation