O papel do tráfico ilegal de africanos na formação da aristocracia brasileira

Luiz Gustavo Martins da Silva, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutorando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Logo do periódico Almanack

O artigo Aristocracia negreira: a formação da nobreza imperial e o comércio clandestino de africanos em meados do Oitocentos, escrito pelo historiador Thiago Campos Pessoa, e publicado na Revista Almanack, n.º 35 (2023), analisa como o tráfico clandestino de africanos articulou a formação da aristocracia negreira brasileira no começo do reinado de d. Pedro II.

Como doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense e pesquisador do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa vinculado à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Thiago Pessoa tem desenvolvido pesquisas sobre a Aristocracia Negreira na construção do Brasil, o comércio proibido de africanos e a nobreza imperial pelas páginas da imprensa abolicionista. A trajetória do autor evidencia as motivações subjacentes ao seu artigo, que investigou, metodologicamente, a constituição da nobreza imperial negreira por meio de estudos dos jornais liberais “O Philantropo” e “O Grito Nacional”, ambos associados ao abolicionismo da década de 1840.

O artigo está dividido em quatro seções: nas duas primeiras, analisa-se a filiação política dos periódicos mencionados e suas denúncias sobre a formação de uma aristocracia traficante no Brasil imperial; nas duas últimas seções, evidencia-se como o antilusitanismo e a manutenção da propriedade escrava isentaram a sociedade brasileira da responsabilidade do tráfico ilegal. Suas fontes principais para desenvolver esses tópicos são a imprensa liberal, proveniente da Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional (BNDigital), além de uma atualizada bibliografia sobre o tema.

Um dos resultados apresentados por Thiago Pessoa é que a “aristocracia negreira” foi escondida da memória nacional e da história oficial, pois sua trajetória evoca nos dias de hoje o caráter da elite imperial e os compromissos do Estado e da sociedade brasileira com a escravidão africana durante a formação do Brasil.

Além disso, a análise dos jornais associados ao abolicionismo emergente revela que o nacionalismo e os conflitos antilusitanos foram complementares na produção do traficante, quase sempre o português. Isso não afetava a identidade nacional brasileira nem a elite imperial, levando à formação de um país cuja base foi o crime de tráfico humano.

As contribuições do trabalho de Thiago Pessoa são para o estudo da formação do Estado e nação brasileiros, bem como da identidade nacional constituída frente ao Outro, o português. O impacto para a ciência e a sociedade é a possibilidade de compreender a história do Brasil por meio da imprensa panfletária dos anos 1840, reiterando e denunciando o infame comércio negreiro no país. 

Desse modo, as projeções futuras podem abrir-se para novas perspectivas de análise, como a história comparada e global, mesmo que o estudo resida na relação entre Estado, elite política e sociedade imperial. O desaparecimento da nobreza forjada no tráfico ilegal de africanos poderá ser abordado a partir de novas fontes ainda não identificadas, com vistas à elaboração de um memorial.

Referências

PESSOA, T.C. Sobre o que se quis calar: o tráfico de africanos no litoral norte de São Paulo em tempos de pirataria. História (São Paulo) [online]. 2020, vol. 39, e2020030 [viewed 28 February 2024]. https://doi.org/10.1590/1980-4369e2020030. Available from: https://www.scielo.br/j/his/a/BwcskjbHgVc8gvwv4xgYQKP/ 

PESSOA, T.C. Sob o signo da ilegalidade: o tráfico de africanos na montagem do complexo cafeeiro (Rio de Janeiro, c.1831-1850). Tempo [online]. 2018, vol. 24, no. 3, pp. 422–449 [viewed 28 February 2024]. https://doi.org/10.1590/TEM-1980-542X2018v240302. Available from: https://www.scielo.br/j/tem/a/3JqqRk9FKLbLVVgGfDZtbKg/ 

Para ler o artigo, acesse

PESSOA, T.C. Aristocracia negreira: a formação da nobreza imperial e o comércio clandestino de africanos em meados do oitocentos. Almanack [online]. 2023, vol. 35, ea01023 [viewed 28 February 2024]. https://doi.org/10.1590/2236-463335ea01023. Available from: https://www.scielo.br/j/alm/a/5BLCnV8Mp5vwTT36W4sPrkK/ 

Links externos

Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm

Almanack – Redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SILVA, L.G.M O papel do tráfico ilegal de africanos na formação da aristocracia brasileira [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/02/28/o-papel-do-trafico-ilegal-de-africanos-na-formacao-da-aristocracia-brasileira/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation