Análise de publicações sobre o uso da tecnologia nas Ciências Sociais

Giovanna Hadassa Gomes da Silva, estudante de graduação em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Giovanna Júlia Alves Melo, estudante da graduação em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Logo periódico Texto Livre (TL)

O artigo O papel da tecnologia educacional nas ciências sociais, publicado no periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (vol. 17, 2024), aborda um dos temas mais discutidos nos últimos quatro anos no Brasil, e talvez no mundo, desde a pandemia da COVID-19: o papel da tecnologia educacional nas ciências sociais em áreas como Geografia, História, História das Artes e outras. 

Realizada através de um estudo bibliométrico, o objetivo da pesquisa foi investigar e analisar a produção científica sobre o uso educativo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e das ciências sociais a partir do Scopus (banco de dados internacional de resumos e citações). Nesse sentido, os critérios de qualidade estabelecidos pela Scopus garantem uma amostra representativa, evitando duplicações e os consequentes processos de purificação aos quais a amostra teria que ser submetida. 

Os dados apresentados são um marco significativo para o corpo docente e outros interessados nessa temática tão atual e presente na realidade digital contemporânea, uma vez que a pesquisa analisa dados publicados entre os anos 2000 e 2020, acompanhando o desenvolvimento da produção científica sobre o uso das TIC nas ciências sociais, e responde à pergunta “Quais são as principais linhas de pesquisa nesse âmbito do estudo?”.

Motivados pela necessidade de obter mais informações sobre a influência dos artigos com palavras-chave voltadas para a educação e tecnologia, Ángel Ignacio Aguilar-Cuesta, Ernesto Colomo-Magaña e Julio Ruiz-Palmero, professores da Universidad de Málaga, na Espanha, e autores do artigo, realizaram um levantamento. Nesse processo, foram consideradas as variáveis ano, áreas de conhecimento, revistas, país, filiação e publicações mais relevantes e por resultados de pesquisas anteriores que abordaram o tema de interesse.

Os pesquisadores identificaram inicialmente 739 estudos publicados no Scopus. Posteriormente, fizeram a apuração de todos os estudos selecionados anteriormente e incluíram o total de 126 estudos na análise bibliométrica, os quais foram analisados interpretativa e quantitativamente

E quais são as principais linhas de investigação dentro do âmbito estudado? O que podemos concluir com tais estudos? 

Figura 1. Concorrência de palavras-chave na produção científica.

A pesquisa obteve como resultado uma evolução descontínua no que diz respeito à proliferação de publicações, dando prioridade àquelas indexadas em ciências sociais e informática. Os pesquisadores detalham que as revistas relevantes se dividem entre as áreas de ciências sociais e áreas relacionadas às TIC. Esse padrão ocorre devido ao próprio propósito do estudo, que é analisar o impacto das tecnologias nos processos de formação da área em estudo. 

Os dados das pesquisas mostram também uma predominância de publicações de países europeus, com Espanha e Reino Unido representando um percentual de 36% das publicações. As universidades desses países (Murcia, Salamanca, East Anglia e Strathclyde) foram identificadas como as mais prolíficas. Os pesquisadores ainda detalham que publicações mais relevantes (maior número de citações) giram principalmente em torno da Geografia e de como as tecnologias podem melhorar os processos de ensino-aprendizagem. 

Além disso, os pesquisadores relatam que, embora existam publicações que apoiam esse campo, os resultados refletem uma falta de especificidade quanto à linha de trabalho, foco de investigação, potenciais colaborações e interesse explícito e confiável em melhorar as disciplinas que compõem as ciências sociais com as TIC.

Além de apresentarem dados relevantes sobre o impacto das tecnologias nos processos de formação em ciências sociais e a ampliação de recursos tecnológicos para outras áreas e disciplinas, como as ciências naturais e matemática, o artigo pode ser uma referência para trabalhos posteriores que queiram continuar a investigar o impacto que a tecnologia educativa tem no desenvolvimento de uma das áreas curriculares mais relevantes no âmbito acadêmico pela quantidade de disciplinas que a compõem. No plano prático, significa tornar visíveis quem são os autores, países e instituições que mais investigam nessa área e em que temas centram o seu trabalho. 

Como reflexão final, os pesquisadores projetam que potenciais investigadores interessados em centrar o seu trabalho nessa área do conhecimento podem gerar sinergias ou aproximar-se de equipes de trabalho com experiência comprovada. Outras pesquisas sob a perspectiva do estudo bibliométrico podem ser encontradas nos trabalhos de Jiménez et al. (2020), Gómez García et al. (2021) e Barbosa et al. (2023).

Referências

BARBOSA, M.L.O., et al. Materiais didáticos digitais para o ensino/aprendizagem das ciências naturais: uma análise bibliométrica. Texto Livre [online]. 2023, vol. 16, e46865 [viewed 04 March 2024]. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46865. Available from: https://www.scielo.br/j/tl/a/7gWqXGX83b3whrLjw4cLjds/

GÓMEZ GARCÍA, G., et al. Análise de produtividade em torno do letramento informacional no nível de ensino superior. Texto Livre [online]. 2021, vol. 14, no. 2, e33694 [viewed 04 March 2024]. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33694. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33694

JIMÉNEZ, C.R., et al. Educação em segurança digital: estudo bibliométrico sobre cyberbullying na web of science. Texto Livre [online]. 2020, vol. 13, no. 3, op. 140–160 [viewed 04 March 2024]. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25110. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25110 

Para ler o artigo, acesse

AGUILAR-CUESTA, Á.I., COLOMO-MAGAÑA, E. and RUIZ-PALMERO, J. El papel de la tecnología educativa en las ciencias sociales: análisis bibliométrico. Texto Livre [online]. 2023, vol. 17, e46791 [viewed 04 March 2024]. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.46791. Available from: https://scielo.br/j/tl/a/p7jdmsYqbfG64h7XCFmnwhB/  

Links externos

Texto Livre – SciELO: https://www.scielo.br/j/tl

Texto Livre – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/

Texto Livre – Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Ángel Ignacio Aguilar Cuesta: Twitter | LinkedIn 

Ernesto Colomo – Twitter: https://twitter.com/ErnestoColomo 

Julio Ruiz Palmero – Twitter: https://twitter.com/JRuizPalmero 

Giovanna Hadassa Gomes da Silva – Lattes: http://lattes.cnpq.br/8535694294581405

Giovanna Júlia Alves Melo – Lattes: http://lattes.cnpq.br/2104957093817376

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MELO, G.J.A. and SILVA, G.H.G. Análise de publicações sobre o uso da tecnologia nas Ciências Sociais [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/03/04/analise-de-publicacoes-sobre-o-uso-da-tecnologia-nas-ciencias-sociais/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation