Desafios da interdisciplinaridade na graduação em Ciência e Tecnologia

Patricia Baldow Guimarães, cargo Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil. 

Logo do periódico Educação em Revista.

Em uma pesquisa recentemente publicada no periódico Educação em Revista, intitulada Do Projeto Pedagógico à sala de aula: a interdisciplinaridade no contexto do curso BC&T, pesquisadores buscaram caracterizar a interdisciplinaridade no âmbito do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BC&T, de uma universidade do estado de Minas Gerais, com base nas propostas dos Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares e respaldando-se em obras de autores como: Lenoir (1998), Japiassu (1976), Coimbra (2000), Fazenda(2010), Fortunato e Confortin (2013), Tosta (2011), Almeida (2010) e Morin (2003).  

Como questão de pesquisa, os autores Patricia Baldow Guimarães, Antônio de Pádua Magalhães e Altamir Fernandes de Oliveira, propuseram verificar se o curso em questão, através do seu Projeto Pedagógico – PPC e ações didático-pedagógicas, se encontra em consonância com as diretrizes e os princípios norteadores dos Bacharelados Interdisciplinares – BIs – em relação à interdisciplinaridade. 

Para isso, foi desenvolvido um estudo de abordagem quali-quantitativa, que incluiu múltiplos procedimentos, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de campo. Este último envolveu a aplicação de questionários a alunos do quinto e sexto períodos e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores do curso. 

Em resposta à pergunta principal da pesquisa, foi verificado que, de modo geral, no contexto do curso, é preciso intensificar o planejamento e a execução de ações que abordem uma metodologia interdisciplinar, conforme previsto nas diretrizes e princípios norteadores dos BIs. 

Diagrama fazendo alusão à interdisciplinaridade.

Imagem: JAPIASSU, 1976, p. 74 (adaptado).

Figura 1. Alusão à interdisciplinaridade.

Com base na análise dos dados e apoiados no aporte teórico dos autores consultados, foram apresentadas propostas que visam contribuir para a difusão da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos BIs. Espera-se que essas propostas contribuam para o desenvolvimento científico da temática, de modo a possibilitar novas discussões visando à efetiva implementação de ações interdisciplinares nas instituições educacionais.

Essas propostas englobam ações como: revisão e atualização do PPC, considerando a necessidade de previsão da interdisciplinaridade; planejamento e execução de ações didático-pedagógicas baseadas em discussões dos docentes das diferentes áreas do conhecimento; realização de avaliações da aprendizagem de caráter interdisciplinar; oferecimento de cursos institucionais de capacitação e aperfeiçoamento dos docentes relacionados à temática; e desenvolvimento de políticas institucionais de incentivo à interdisciplinaridade, como editais de projetos que prevejam a inserção de tal metodologia.

Por fim, ressalta-se que o desenvolvimento da interdisciplinaridade como ação eficaz no contexto do curso requer mudanças nas formas de planejamento da composição e estruturação do Projeto Pedagógico, bem como nas atividades didático-pedagógicas utilizadas pelo professor quando em contato direto com o aluno. No caminho que liga esses dois extremos, precisam ser constantemente previstas, revistas e atualizadas estratégias que busquem alcançar os objetivos traçados com base no perfil esperado dos alunos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Referenciais orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares [online]. Brasília, DF: MEC: SESU, 2010 [viewed 14 November 2023]. Available from: https://reuni.mec.gov.br/images/stories/pdf/novo%20-%20bacharelados%20interdisciplinares%20-%20referenciais%20orientadores%20%20novembro_2010%20brasilia.pdf

FAZENDA, I.C.A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro – Efetividade ou Ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

FAZENDA, I.C.A. Construindo aspectos teórico-metodológicos da pesquisa sobre Interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I.C.A. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

SOUZA, M.A., et al. Práticas Pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação [online]. 2022, vol. 35, pp. 4-45 [viewed 14 November 2023]. https://doi.org/10.21814/rpe.22479. Available from: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/22479  

SOUZA, M.A. and FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade, Currículo e Tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação [online]. 2017, vol. 12, no. 2, pp. 708-721 [viewed 14 November 2023]. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8303. Available from: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8303  

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GUIMARÃES, P.B. Desafios da interdisciplinaridade na graduação em Ciência e Tecnologia [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/11/14/desafios-da-interdisciplinaridade-na-graduacao-em-ciencia-e-tecnologia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation