Revista Brasileira de Estudos da Presença realiza chamada sobre o tema “som e cena”

Rafaella Uhiara, editora associada, Jovem Pesquisador FAPESP/Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil). 

Ana Wegner, editora associada, Novação CAPES e Université d’Artois (Paris, França).

Logo do periódico Revista Brasileira de Estudos da Presença

A Revista Brasileira de Estudos da Presença, periódico eletrônico de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação, receberá, até 31 de janeiro de 2024, artigos inéditos dentro do escopo do tema SOM EM CENA.

No cenário internacional da pesquisa em Artes Cênicas, o interesse pela dimensão sonora é extremamente recente. Apesar das numerosas reflexões sobre aspectos pontuais do som na cena, como a voz, a acústica das salas, a sonoplastia, as técnicas sonoras ou a música de cena, essas pesquisas não se relacionavam entre elas até o início do século XXI. 

Ainda hoje, a dimensão sonora é raramente reconhecida em sua totalidade nas Artes Cênicas: não há Grupos de Trabalho voltados para a relação entre os diversos elementos sonoros nas Artes Cênicas em espaços importantes, como as associações, tampouco Pesquisa em Artes Cênicas em diferentes países, que possuem, entretanto, um espaço de articulação entre os pesquisadores de áreas da visualidade.

A seção temática “Som em cena” busca, nesse contexto, reunir pesquisas que explorem o tema da experiência de escuta e de produção sonora nas artes da cena – teatro, performance, dança, ópera, circo, manifestações de rua, brincadeiras populares etc. – sob o prisma de atores e atrizes, criadores(as) e operadores(as) de som, dramaturgos(as), encenadores(as), do público ou do próprio espaço. Nesse sentido, os autores e as autoras podem apresentar artigos que explorem o tema a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, considerando um ou mais dos seguintes aspectos:

  • Técnicos e Tecnológicos, abrangendo da acústica à sonoplastia, da escrita à prática dos(as) intérpretes, o que inclui sonorização, materiais e tecnologias sonoras analógicas ou digitais (microfone, amplificação do som, softwares), técnicas vocais, música, ruído e efeitos sonoros;
  • Históricos, contemplando temas como convenções (a pateada, os três sinais, os sons permitidos ou proibidos ao público, por exemplo), elementos que já compuseram a paisagem sonora das artes vivas (como o ponto) ou estéticas e técnicas de outros tempos;  
  • Dramatúrgicos, ou seja, do som como elemento estruturante da cena, o que pode incluir questões como: a noção de dramaturgia sonora; o som dentro e fora da cena; composição e a materialidade sonora ou ainda músicas e sons utilizados somente em ensaios para imprimir um determinado ritmo ou andamento na cena;
  • Poéticos, que impliquem fazeres e pedagogias de escutas, vocalidades e sonoridades contemporâneas.
Fotografia em preto e branco de uma máquina de efeito de chuva.

Imagem: Gallica, Bibliothèque nationale de France.

Figura 1. Máquina de efeito de chuva (1933).

Assim, a Revista Brasileira de Estudos da Presença espera receber trabalhos resultantes de estudos e pesquisas que abordem o tema de alguma forma ou que envolvam o campo das artes cênicas, ponto de partida para uma discussão mais ampla sobre temas relacionados. 

Serão especialmente apreciadas as propostas que levem em consideração as práticas de Ciência Aberta, que visam dar mais visibilidade ao processo por trás do estudo apresentado, abrindo a possibilidade de consulta a anexos, versões e discussões em torno do artigo publicado.

As submissões devem estar de acordo com os padrões da revista e serem postadas diretamente em nosso sistema de submissão, para passar pelo nosso processo geral de avaliação.

Para submeter um artigo a esta chamada é fundamental selecionar a seção correspondente (“Som em cena”). Lembramos que o periódico não cobra taxas de submissão, nem de publicação e utiliza o sistema duplo-cego de revisão por pares. O texto pode ser enviado em português, espanhol, inglês ou francês e será publicado em duas línguas. As editoras responsáveis por esse dossiê temático providenciam as traduções dos artigos selecionados. 

Mais informações podem ser encontradas em nosso website, www.seer.ufrgs.br/presenca; nossas diretrizes podem ser visualizadas em “Diretrizes para Autores”.  

O número temático “Som em cena” tem lançamento previsto para setembro de 2024. 

Links Externos

Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Site: https://www.seer.ufrgs.br/presenca

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Redes sociais: Facebook | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

UHIARA, R. and WEGNER, A. Revista Brasileira de Estudos da Presença realiza chamada sobre o tema “som e cena” [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/11/16/revista-brasileira-de-estudos-da-presenca-realiza-chamada-sobre-o-tema-som-e-cena/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation