Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na UFOP, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Dando sequência aos nossos Fóruns Debates, iremos entrevistar Alejandro De La Fuente da Universidade de Harvard, um dos autores do livro Becoming Free, Becoming Black publicado no ano passado nos Estados Unidos. Em meio as importantes e crescentes manifestações do movimento Black Lives Matter, o tema abordado pelo livro não poderia ser mais oportuno. Como compreender o processo histórico da escravidão que transformou africanos em “negros” nas Américas? Como as pessoas escravizadas nas Américas, ao lutarem por suas liberdades ou mesmo pela condição de cidadania, quando libertas, eram distinguidas por sua cor associada à escravidão? Este é um surpreendente estudo que aborda de forma comparada a legislação que regulava as vidas das pessoas livres de cor em três espaços específicos: Cuba, Virgínia e Lousiana.
O debate será mediado por Samuel Rodrigues Barbosa da Universidade de São Paulo e estará aberto para participação do público ao final. Convidamos todos os interessados a se inscreverem em nosso e-mail, pois enviaremos o link um dia antes. Alejandro De La Fuente falará em espanhol e o público poderá se comunicar em português.
O Fórum Debate acontecerá no dia 25 de março de 2021 às 18:00hrs (BR) e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: almanack.cppghis@ufop.edu.br.
Links externos
Siga a Revista Almanack nas redes sociais e fique por dentro das demais atividades do periódico.
Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm
Facebook: @RevistaAlmanack
Instagram: @revista.almanack
Twitter: @RevistaAlmanack
YouTube: @RevistaAlmanack
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários