Referenciais para a construção do debate sobre qualidade social e avaliação educacional

Regiane Helena Bertagna, Professora, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, Brasil.  

Maria Simone Ferraz Pereira, Professora, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Educação, Uberlândia, MG, Brasil.

Logo do periódico Caderno CEDES

O número temático Qualidade social e avaliação educacional: processos de (des) humanização, publicado no periódico Cadernos Cedes (vol. 43, no. 121), apresenta estudos que tiveram como objetivo desvendar e contribuir com um olhar mais atento e apurado para um emaranhado de ideias relacionadas à qualidade e a avaliação educacional. Essas pesquisas buscaram evidenciar e discutir qual(is) concepção(es) de qualidade perpassa(m) o debate sobre as políticas educacionais na atualidade, tendo como fundamento os processos de formação para humanização (ARROYO, 2017; FREIRE, 1997). 

O termo “qualidade” precisa ser desmistificado, revelando os projetos políticos e sociais que estão subjacentes e que expressam uma concepção de educação e sociedade. Como aponta Araújo (2012), a qualidade se tornou uma “bandeira de defesa”. Afinal, quem se posiciona contrário a qualidade da educação? No entanto, o perigo se encontra justamente na cilada de que tal premissa se constituiu independentemente de uma opção ideológica ou política e, nesta armadilha, muitas vezes, encarcerados em um discurso técnico, educadores e instituições escolares se veem aprisionados e reféns de práticas de uma qualidade que caminha rumo a exploração do homem pelo mercado, transformando a educação em uma mercadoria.

O conjunto de artigos organizados neste número temático, possibilita entender as bases que fundamentam diferentes perspectivas de qualidade, desanuviando ideias, consensos e a premissa de que há uma única direção ou forma de construir a qualidade da educação. Isso sinaliza a relação da qualidade com a função social da instituição escolar e da sociedade, orientando-se em um processo de humanização. Sem perder de vista que a escola é um lócus de disputa (e luta), onde estão presentes seres humanos históricos e sociais, a insistência de um projeto social e de uma educação pautada na humanização, no direito humano à educação, carece de emergência e premência no horizonte da educação pública nacional.

Círculo de mãos abertas de cinco crianças, incluindo duas de pele negra e uma de pele branca, sobre um fundo amarelo.

Imagem: Pixabay.

Tão importante quanto se ter clareza do contexto e realidade elucidados pelas análises apresentadas nos artigos, se faz necessário pensar possibilidades para construir uma escola democrática, que fortaleça a qualidade social na perspectiva da humanização. Dessa forma, pesquisas que instigam a luta contra as desigualdades sociais e escolares, intensificadas pelo contexto pandêmico, potencializam o conceito de qualidade social e propostas no campo educacional que “desenham contornos” de uma escola de qualidade como estratégia de resistência à mercantilização da educação e da formação humana.

Finalizamos o conjunto da obra com as contribuições enriquecedoras da entrevista com Luiz Fernandes Dourado, Professor Titular Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutor em Educação pela UFRJ (1997) e Pós-Doutor em Paris, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS,2010). Nessa entrevista se recuperam elementos históricos e políticos que ampliam a análise das concepções de qualidade e avaliação da educação, sinalizando dimensões e possíveis desdobramentos no processo formativo.

A seguir, ouça o podcast de Maria Simone Ferraz Pereira ampliando a discussão sobre os referenciais para a construção do debate sobre qualidade social e avaliação educacional. 

Referências

ARAUJO, A.C. Gestão, avaliação e qualidade da educação: políticas públicas reveladas na prática escolar. Brasília: Líber Livros: FE/Universidade de Brasília, 2012. 

ARROYO, M.G. O direito à formação humana como referente da avaliação. In: SORDI, M.R.L, VARANI, A and MENDEZ, G.S.C.V (Orgs.). Qualidade (s) da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

Links Externos

Cadernos CEDES – CCEDES: http://www.scielo.br/ccedes/

Cadernos CEDES – Vol. 43, No. 121: https://www.scielo.br/j/ccedes/i/2023.v43n121/

Loed/UNESP: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/738774

Maria Simone Ferraz Pereira – ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7009-7571 

Regiane Helena Bertagna – ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4415-0978 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BERTAGNA, R.H. and PEREIRA, M.S.F. Referenciais para a construção do debate sobre qualidade social e avaliação educacional [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/12/15/referenciais-para-a-construcao-do-debate-sobre-qualidade-social-e-avaliacao-educacional/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation