O lugar que o cuidado ocupa na vida de mulheres familiares de crianças usuárias de um CAPSij

Julia Piva Larangeira, Psicóloga formada pela UNIFESP e atualmente Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela UNIFESP. São Paulo, São Paulo, Brasil.

Eunice Nakamura, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo. Santos, São Paulo, Brasil.

Logo do periódico Interface - Comunicação, Saúde e Educação

O artigo intitulado “Porque eu tinha que cuidar”: significados de cuidado para mulheres cuidadoras de crianças atendidas por um serviço de Saúde Mental é resultado de uma pesquisa que utilizou o método etnográfico, por meio de entrevistas semiestruturadas, para dialogar com mulheres cuidadoras durante a pandemia de Covid-19.

O estudo objetivou compreender os significados de cuidado elaborados por mulheres familiares que cuidam de crianças atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) na cidade de Santos. A pesquisa de Iniciação Científica teve duração de um ano e foi executada entre abril de 2020 até março de 2021, contando com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp – Processo 2019/23981-3).

A pesquisa e o artigo resultante foram realizados por uma estudante de graduação em Psicologia, que desejava estudar gênero, e uma professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que há muitos anos vem se dedicando ao estudo dos temas saúde mental, cuidado e infância. Esse encontro deu origem à pesquisa, que se baseou na intersecção entre duas temáticas: gênero e cuidado. 

O diálogo se estendeu a outras pesquisadoras e pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Ciências Humanas, Sociais e Saúde (Lichss), coordenado pela professora, que também estudavam o tema do cuidado. Além disso, a proximidade da professora com um CAPSij, em Santos-SP, abriu a possibilidade de realização do estudo nesse serviço.

Mulher loira, vestindo roupas de frio, sentada em um banco à beira de um rio, segurando um bebê nos braços. À esquerda da mulher, encontra-se um carrinho de bebê, e à direita, uma árvore.

Imagem: Pixabay.

Para a efetivação desse projeto foram entrevistadas cinco mulheres familiares de crianças acompanhadas no serviço; sendo três mães e duas avós. Foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturadas que permitiu uma linha condutora ao diálogo, que priorizava o objetivo principal e, ao mesmo tempo, se abria para o inesperado do encontro entre as mulheres e a pesquisadora. Para a análise, as entrevistas foram gravadas e transcritas com a permissão das mulheres.

Os dados coletados a partir dessas entrevistas, baseadas no método etnográfico, foram submetidos a interpretações secundárias, a partir do que a pesquisadora identificou como temas que se repetem nas diversas falas. Como resultado explicitado no artigo, foram identificados alguns significados formulados por essas mulheres; sendo eles: cuidar é preciso, cuidar é mudar a vida e cuidar é manter uma rotina.

A partir dessas categorias, nota-se que o cuidado é tratado pelas mulheres entrevistadas como uma atividade essencialmente realizada por elas, como ressaltado no artigo. A presença dessas mulheres é imprescindível na cena do cuidado, contrapondo-se à possibilidade que os homens têm de renegociar o cuidar. Tão imprescindível é a participação da cuidadora que tanto a sua recusa em cuidar como o mal cuidado são utilizados na narrativa social para justificar eventuais comportamentos de seus filhos.

Esses significados nos ajudam a pensar sobre o lugar que o cuidado ocupa na vida dessas mulheres e como elas são mobilizadas por ele, uma vez que são elas que diariamente acompanham as crianças nos serviços de saúde mental. Portanto, ouvi-las e ponderar sobre o que elas pensam sobre suas vidas significa também refletir sobre as relações sociais que são construídas com elas e suas filhas, filhos, netas e netos cotidianamente. Entender melhor essas relações pode melhorar a qualidade do cuidado que provemos a elas, especialmente através de políticas públicas, mas também contribuir para a desnaturalização da feminização do cuidado.

Referências

FERNANDES, C. A força da ausência. A falta dos homens e do “Estado” na vida de mulheres moradoras de favela. Sex., Salud. Soc. [online]. 2020, vol. 36, pp. 206-230 [viewed 18 December 2023]. https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2020.36.09.a. Available from: https://www.scielo.br/j/sess/a/q6T8GxYmvPy3k6jN6fbRbZB/  

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. 1a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GUIMARÃES, N.A, and HIRATA, H.S. Pensar o trabalho pela ótica do cuidado, pensar o cuidado pela ótica das suas trabalhadoras. In: GUIMARÃES, N.A, SORJ, B. And HIRATA, H.S. O gênero do cuidado: desigualdades, significações e identidades. Cotia: Ateliê  Editorial, 2020.

LAUGIER, S. El cuidado, la preocupación con el detalle, y la vunerabilidad delo real.  Konvergencias: Filosofía y Culturas en Diálogo. 2017, vol. 25, pp. 2-20.

PINA-CABRAL, J. The two faces of mutuality: contemporary themes in anthropology.     Anthropological Quarterly [online]. 2013, vol. 86, no. 1, pp. 257-282 [viewed 18 December 2023]. https://doi.org/10.1353/anq.2013.0010. Available from: https://kar.kent.ac.uk/31217/1/JPC%20mutuality%20AQ.pdf  

Links externos

Interface: Comunicação, Saúde, Educação – ICSE: https://www.scielo.br/icse/

Interface: Comunicação, Saúde, Educação – Redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram

Interface: Comunicação, Saúde, Educação – Site: https://interface.org.br/

Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde (LICHSS) – UNIFESP Baixada Santista: Site  | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

LARANGEIRA, J.P and NAKAMURA, E. O lugar que o cuidado ocupa na vida de mulheres familiares de crianças usuárias de um CAPSij [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/12/18/o-lugar-que-o-cuidado-ocupa-na-vida-de-mulheres/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation