Os guardiões das florestas e a conservação dos recursos naturais

Luiza Bastos, jornalista freelancer, Belém, PA, Brasil.

Logo do periódico Boletim Museu Paranaense Emílio Goeldi Ciências HumanasOs modos peculiares das comunidades tradicionais e de povos indígenas perceberem as relações entre humanos e não humanos – desde animais e plantas até os espíritos e consciências de rios ou montanhas, rochas e fungos, por exemplo – podem revelar muito além das amplas cosmovisões de povos tradicionais do mundo inteiro e passar a servir de guia para novas políticas sobre atividades antrópicas em espaços naturais.

Esta é uma das ideias centrais do artigo Curupira e Caipora: o papel dos seres elementais como guardiões da natureza, publicado na edição corrente do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Os autores argumentam  a urgência da união da espiritualidade com a ecologia, a partir do apoio e entendimento das crenças locais, com foco na implementação de estratégias ecologicamente inspiradas – tanto para a conservação racional dos recursos naturais quanto para a manutenção do patrimônio biocultural a eles ligados.

Apresentada por Eraldo Costa Neto, biólogo e professor catedrático da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia (UEFS-BA); Dídac Santos Fita, da Universitat Autónoma de Barcelona e Leonardo Matheus Aguiar, mestrando em Ecologia e Evolução, também da universidade do centro-oeste baiano, a pesquisa traz uma revisão bibliográfica comparada de entes guardiões da natureza e dos recursos – principalmente de espécies animais consideradas de interesse para a caça.

O universo anímico é o das narrativas orais e do folclore, onde o Curupira e a Caipora são destacados como as duas entidades mais conhecidas no imaginário brasileiro, ambos responsáveis por proteger as caças e os recursos naturais. O estudo mais atento de suas lendas, mitos e relatos de casos apontaram para outras possibilidades de estudos em Etnoecologia e uma elaboração de políticas públicas.

Composição: duas fotos lado a lado. Cada uma mostra uma folha larga e comprida sobre o solo com oferendas para os seres da floresta. As folhas estão próximas do que parece ser raízes de uma árvore. Na folha da esquerda, porções de comida (é possível identificar uma maçã e uma banana). Na folha da direita, uma porção de tabaco.

Imagem: Eraldo M. Costa Neto (2021).

Figura 1. Exemplos de oferendas – comida (A) e tabaco (B) – para pedir permissão e benção aos seres espirituais da floresta.

Tais estudos foram levantados em buscas qualitativas nas bases Google Scholar e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no período de janeiro a julho de 2021, tanto em livros; capítulos de livros; artigos publicados em revistas e em anais de eventos, sites e blogs sobre lendas brasileiras. Os descritores, as palavras-chave elencadas, foram: Curupira; Caipora; seres sobrenaturais; folclore; lendas e mitos indígenas; espíritos da natureza; caça; etnoconservação e suas combinações.

Seja na Tailândia ou no Benin; Butão ou Namíbia; Sibéria; Europa; América do Norte ou do Sul, bem como na Amazônia Brasileira… a pesquisa aponta à existência de “donos/donas”, “senhores/senhoras”, “pais/mães” ou “guardiões” dos animais e da floresta, em todo o mundo, e leva à reflexão necessária da “importância de diferentes percepções culturais sobre ecossistemas e paisagens naturais para o desenvolvimento e fortalecimento de estratégias mais eficazes e holísticas direcionadas ao manejo dos ecossistemas e coexistência das realidades simultâneas”, como observam os autores.

Os pesquisadores também destacam que “a modernização socioeconômica e a introdução de novas instituições e cultos religiosos dogmáticos (cristãos e neopentecostais) têm causado o descrédito e aversão dos mesmos habitantes locais pelos espíritos da floresta, ocasionados por mudanças em sua cosmovisão e nos modos de vida tradicionais, consequentemente interferindo nos sistemas autóctones de crenças e práticas relacionadas à regulação do acesso e do uso de recursos, comprometendo, assim, a conservação da natureza”.

A partir de 59 materiais para a revisão bibliográfica, com análise crítica textual discursiva e interpretação sobre o assunto, à luz da literatura levantada, e apesar desses novos cenários sociais adversos, o resultado da pesquisa  reforça a importância das populações locais poderem ser “consultadas sobre a localização de lugares encantados, bem como sobre os tipos de interações que desenvolvem com as entidades residentes, e seu conhecimento deveria ser incorporado nos planejamentos e tomadas de decisão”, podendo servir como “ferramenta poderosa para mitigar os impactos negativos das atuais pressões antropogênicas sobre a natureza e seus elementos”.

Referências

TAKUÁ, C. Seres criativos da floresta. Cadernos Selvagem, Vol. 4. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.

SANTOS, G.M. and SANTOS, G.M. Homens, peixes e espíritos: a pesca ritual dos Enawene-Nawe. Tellus [online]. 2014, vol. 8, no. 14, pp. 39-59 [viewed 28 April 2023]. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i14.149. Available from: https://tellusucdb.emnuvens.com.br/tellus/article/view/149

COSTA NETO, E.M. Conexões espirituais com a mãe terra: plenitude humana manifestada pelo Xamanismo. Ethnoscientia [online]. 2020, vol. 5, no. 1 [viewed 28 April 2023]. http://doi.org/10.18542/ethnoscientia.v5i1.10305. Available from: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ethnoscientia/article/view/10305

DESCOLA, P. Estrutura ou sentimento: a relação com o animal na Amazônia Estrutura ou sentimento: a relação com o animal na Amazônia. Mana [online]. 1998, vol. 4, no. 1, pp. 23-45 [viewed 28 April 2023]. https://doi.org/10.1590/S0104-93131998000100002. Available from: https://www.scielo.br/j/mana/a/yFVLXtKkcyTLBYhYc8Hd8XN/

ARAÚJO, C. O folclore vive. O Prelo. 2015, no. 40, pp. 8-11 [viewed 28 April 2023]. Available from: https://oprelo.ioerj.com.br/storage/2019/02/prelo-40.pdf

Para ler o artigo, acesse

COSTA NETO, E.M., SANTOS-FITA, D. and AGUIAR, L.M.P. Curupira e Caipora: o papel dos seres elementais como guardiões da natureza. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum. [online]. 2023, vol. 18, no. 1, e20210095 [viewed 28 April 2023]. https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2021-0095. Available from: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/DhHSLwsm93pQvGjMW5PjZSr

Links externos

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas – BGOELDI: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas – Facebook: http://www.facebook.com/boletimgoeldiCH

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BASTOS, L. Os guardiões das florestas e a conservação dos recursos naturais [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/04/28/os-guardioes-das-florestas-e-a-conservacao-dos-recursos-naturais/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation