Projetos, conflitos, desdobramentos da Constituinte de 1823

Luiz Gustavo Martins da Silva, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutorando em História na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Logo do periódico Almanack

Neste ano 2023, a primeira Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil completa seus 200 anos. Ela foi instalada em 3 de maio de 1823, sob a presidência de José Caetano da Silva Coutinho, e conseguiu reunir 84 deputados de 14 províncias do recém-criado Império. O objetivo era elaborar a primeira Constituição política do país. O cenário conflituoso com inúmeras divergências políticas resultou na dissolução desta primeira experiência constituinte por parte do imperador em 12 de novembro de 1823. A tumultuada reunião do dia anterior que varou a madrugada ficou conhecida como e a “Noite da agonia”. 

Para refletir e debater sobre esse momento histórico, convidamos todas as pessoas para o Fórum Almanack 2023 que elegeu o tema “A Constituinte de 1823: projetos, conflitos, desdobramentos”. O Fórum acontecerá virtualmente por meio do nosso canal no YouTube no dia 26 de setembro às 10h (BR) e contará com a participação das historiadoras Andréa Slemian (Unifesp) e Isabel Lustosa (NOVA de Lisboa) e dos historiadores Tamis Parron (UFF) e Christian Lynch (UERJ). Não será preciso fazer inscrição. No dia do evento, vamos disponibilizar um formulário para aferir a presença e emitir os certificados.

Chamada do evento “A Constituinte de 1823: projeto, conflitos, desdobramentos”. Nela encontra-se o título do evento, fotos dos palestrantes, informações relativas às redes sociais da Almanack e um código QR.

Imagem: Almanack.

Links externos

Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm

Almanack – Redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube

Transmissão do Fórum no YouTube: https://www.youtube.com/live/M1rmr5cxIj4?si=VYdiVG1Uw3Lza4op

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SILVA, L.G.M. Projetos, conflitos, desdobramentos da Constituinte de 1823 [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/09/19/projetos-conflitos-desdobramentos-da-constituinte-de-1823/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation