Adotar na gestão uma perspectiva multiespécies é fundamental para lidar com as ruínas produzidas pela mineração

Leticia Fantinel, Professora associada da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Logo do periódico Revista de Administração Contemporânea

O artigo Organizing in the Ruins: Contributions of Multispecies Approaches in Administration visa a refletir sobre práticas organizacionais destrutivas que resultam na criação e perpetuação de espaços em ruínas, utilizando como ponto de partida as práticas da indústria mineradora, exemplificadas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). A pesquisa colabora política, ontológica e metodologicamente para uma compreensão ampla de relações entre humanos e outras espécies em contexto organizacional. Dentre suas principais contribuições, está o apontamento da importância de se desafiarem práticas arraigadas na mineração para mitigar seus impactos negativos na natureza e na sociedade.

Ao longo do estudo, são apresentadas questões socioambientais urgentes e o papel da Administração nesse contexto, repensando dinâmicas sociais sob uma perspectiva espacializada e multiespécies. Além disso, o artigo destaca alguns impactos socioambientais da mineração e a importância de considerar essas relações mais amplamente.

Fotografia de quatro pequenas mudas verdes emergindo do solo.

Imagem: Unsplash.

Através do diálogo entre estudos organizacionais e estudos multiespécies, o artigo propõe pensarmos um organizar multiespécies do espaço. Com esse pensar, é possível discutir o papel fundamental não apenas de seres humanos, mas também de animais, plantas e outros seres vivos nas ruínas produzidas pelo capitalismo.

Projeções futuras da pesquisa incluem a busca por formas alternativas de abordar o tema e a promoção do diálogo entre a Administração e outros campos de conhecimento.

Para ler o artigo, acesse

LEITE, M.C.O. and FANTINEL, L.D. Organizing in the Ruins: Contributions of Multispecies Approaches in Administration. Journal of Contemporary Administration [online]. 2024, vol. 28, no. 1, e230243 [viewed 27 May 2024]. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2024230243.en. Available from: https://www.scielo.br/j/rac/a/PXcLyNCk96gjJzYBy9H3W7v/

Links externos

Revista de Administração Contemporânea – SciELO: https://www.scielo.br/rac/

Revista de Administração Contemporânea:  Site Institucional | LinkedIn | Instagram | Facebook

Revista de Administração Contemporânea – ScholarOne Manuscripts: https://mc04.manuscriptcentral.com/rac-scielo

Letícia Dias Fantinel – Twitter: https://twitter.com/fantineleticia

Maria Clara de Oliveira Leite – Redes Sociais: LinkedIn | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FANTINEL, L. Adotar na gestão uma perspectiva multiespécies é fundamental para lidar com as ruínas produzidas pela mineração [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/05/27/perspectiva-multiespecies-para-lidar-com-ruinas-produzidas-pela-mineracao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation