Jogos de linguagem utilizados no discurso on-line produzido pela direita-alternativa no Brasil

Anna Julia Freitas Lucas Aguiar, graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Giovanna Luiza Santos Arruda, graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Jordana Alves Timoteo, graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Logo periódico Texto Livre (TL)

A internet, nos últimos anos, se tornou um dos principais meios de comunicação e difusão de informação. Nesse sentido, um formato que tem ganhado cada vez mais relevância nesse meio é o fórum on-line, um canal no qual usuários podem compartilhar opiniões através da interação entre os participantes. Tendo isso em vista, o artigo Anões, chads e nazipardos: as estratégias de nomeação e predicação no discurso da direita-alternativa no Brasil, publicado no periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (vol. 17, 2024), traz uma análise, a partir da seleção de doze fios de discussões temáticas, da manutenção e da manipulação de discursos feitas nesse espaço digital através da inovação lexical e da forma como pessoas, objetos e fenômenos sociais são referidos e nomeados linguisticamente. 

O artigo se pauta no fórum 4chan, um espaço on-line que abriga predominantemente o movimento da direita-alternativa, no qual pode ser observado um discurso preconceituoso carregado de informações falsas. Os dados encontrados revelam um sentimento de antagonismo presente na sub-comunidade brasileira que frequenta a plataforma. 

Os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Lucas Pivetta Maciel e Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, por meio de uma metodologia quali-quantitativa, utilizaram uma abordagem histórico-discursiva dos estudos críticos do discurso para analisar um corpus de 3.675 comentários presentes no fórum digital. A motivação do estudo foi a necessidade de compreensão das escolhas discursivas que ocorrem no interior do fórum mencionado. 

É interessante observar como os autores se basearam em outras pesquisas relevantes na área, como o artigo The challenges of studying 4chan and the Alt-Right: ‘Come on in the water’s fine’, dos pesquisadores londrinos Thomas Colley e Martin Moore, que também utilizam o fórum 4chan para analisar a direita alternativa, demonstrando a associação desse grupo com a radicalização presente no discurso por ele proferido no meio digital, contribuindo, assim, para a ampliação dos estudos na área mencionada.

Como conclusão, os autores indicam uma coerência no processo de criação linguística dentro desse fórum, que segue uma lógica de produção interna nos discursos racistas, homofóbicos, transfóbicos, entre outros. Assim, a pesquisa revela a inovação lexical nas estratégias de predicação presentes no 4chan. O que foi chamado por Marc Tuters de “Rede Vernacular Profunda” (apud Gonçalves-Segundo e Maciel, 2023, p. 6) é o mecanismo de práticas linguísticas que surgem de uma comunidade que se percebe como fundadora da cultura digital, usufruindo da criação de neologismos e da ressignificação de termos para praticar os discursos mencionados, como é o caso das ocorrências endêmicas do 4chan, usadas no próprio título do artigo: anões, chads e nazipardos. 

Sendo assim, os pesquisadores ainda detalham os dispositivos presentes no site que se baseiam em antagonismos para a criação de uma identidade desse grupo composto por usuários anônimos. 

O trabalho dos autores pode incentivar outras pesquisas que analisem as práticas linguísticas dentro dos espaços digitais, evidenciando o processo de coerência presente nos discursos de ódio na internet. Assim, é possível compreender, a partir de uma análise linguística, como se sucede a manipulação de discursos voltados para a disseminação do ódio, sendo esse entendimento uma das formas facilitadoras para que os indivíduos que circulam nos ambientes sociais tenham uma visão crítica dos fenômenos ocorrentes nesses espaços. 

A pesquisa alimenta uma área de estudos que precisa ser ainda mais explorada, visto que a infração de direitos civis por meio de discursos presentes nos meios virtuais é uma prática que vem ganhando fôlego principalmente em tempos onde as democracias se encontram em momentos de fragilidade, o que exige do cidadão um constante posicionamento político, para que assim seja possível a luta pela permanência de seus direitos constitucionais, que são constantemente questionados e postos como ilegítimos. 

Referências 

COLLEY, T. and MOORE, M. The challenges of studying 4chan and the Alt-Right: ‘Come on in the water’s fine’. New media & Society [online]. 2022, vol. 24, no. 1, pp. 5-30 [viewed 07 February 2024]. https://doi.org/10.1177/1461444820948803. Available from: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444820948803   

Para ler o artigo, acesse

PIVETTA, L.M. and GONÇALVES-SEGUNDO, P.R. Anões, chads e nazipardos: as estratégias de nomeação e predicação no discurso da direita-alternativa no Brasil. Texto Livre [online]. 2023, vol. 17, e46380 [viewed 07 February 2024]. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.46380. Available from: https://www.scielo.br/j/tl/a/BSChyHvt3GqLqnv9mPCMdWM/  

Links externos

Texto Livre – SciELO: https://www.scielo.br/j/tl

Texto Livre – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/

Texto Livre – Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Anna Julia Freitas Lucas Aguiar – Lattes:http://lattes.cnpq.br/0600421614501464 

Giovanna Luiza Santos Arruda – Lattes: http://lattes.cnpq.br/3798476151563968 

Jordana Alves Timoteo – Lattes: http://lattes.cnpq.br/2466333694012537 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

AGUIAR, A.J.F.L., ARRUDA, G.L.S. and TIMOTEO, J.A. Jogos de linguagem utilizados no discurso on-line produzido pela direita-alternativa no Brasil [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/02/07/jogos-de-linguagem-utilizados-no-discurso-on-line-produzido-pela-direita-alternativa-no-brasil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation