Fatores institucionais impulsionam empresas de base tecnológica brasileiras

Nathália Rigui Trindade, Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Logo do periódico BAR Brazilian Administration Review

No período de 2021 a 2022, pesquisadores brasileiros examinaram a relação entre orientações estratégicas e a expansão global de empresas, com foco nas Empresas de Base Tecnológica (EBTs). O estudo, intitulado Propensity for Internationalization in Emerging Economies: Is The Key to Success in Strategic Orientations and Institutional Factors?, envolveu 137 EBTs e evidenciou o papel crucial dos fatores institucionais, não só impactando positivamente a internacionalização das empresas, mas também servindo como mediadores entre estratégias empresariais e expansão internacional.

Realizado por pesquisadores do PPGA – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, o estudo incluiu referências importantes, como o Relatório Mundial de Investimentos da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) e artigos acadêmicos relevantes de especialistas em orientações estratégicas, fatores institucionais e internacionalização.

Homem vestindo terno preto, visto de perfil, falando ao celular, em frente a uma parede branca onde as bandeiras de diversos países estão dispostas em um círculo, deixando um espaço vazio no meio.

Imagem: Unsplash.

Os resultados destacam a influência positiva dos fatores institucionais na expansão global das TBCs analisadas, enfatizando a relevância do contexto institucional para o sucesso empresarial. Essas descobertas, de valor significativo para a comunidade científica, preenchem lacunas no entendimento da internacionalização das TBCs em economias emergentes, especialmente no Brasil. Tais achados têm implicações profundas para políticas públicas e estratégias corporativas, com potencial para impulsionar o progresso econômico e a competitividade nacional, além de orientar as TBCs no cenário global, aumentando suas perspectivas de sucesso.

As conclusões ressaltam a escassez de estudos aprofundados sobre os determinantes da internacionalização empresarial, especialmente em relação ao crescimento internacional. A limitação para comparar com pesquisas similares evidencia a necessidade de ampliar este estudo para diferentes contextos. Entretanto, as particularidades entre o Brasil e outras economias emergentes podem restringir a generalização dos resultados. Dessa forma, é crucial direcionar futuras pesquisas para explorar outros mercados em ascensão, como países latino-americanos, e aprofundar a análise das relações identificadas, visando aprimorar estratégias empresariais em nível internacional.

Para ler o artigo, acesse

TRINDADE, N.R., et al. Propensity for Internationalization in Emerging Economies: Is The Key to Success in Strategic Orientations and Institutional Factors? Brazilian Administration Review [online].  2023, vol. 20, no. 4, e230011 [viewed 06 February 2024]. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2023230011. Available from: https://www.scielo.br/j/bar/a/csm6D5ksWKKD5YVBWJ8Z44H/ 

Links externos

Brazilian Administration Review – SciELO: www.scielo.br/bar/

Brazilian Administration Review – BAR: https://bar.anpad.org.br/index.php/bar

Nathália Rigui Trindade – Redes Sociais: LinkedIn | Instagram

Maíra Piveta – Redes Sociais: LinkedIn | Instagram | Facebook 

Flavia Scherer – Redes Sociais: LinkedIn | Facebook | Instagram

Luis Felipe Dias Lopes – Redes Sociais: LinkedIn | Instagram | Facebook

Soraya de Souza Soares – Facebook: https://www.facebook.com/sorayadesouzasoares

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

TRINDADE, N.R. Fatores institucionais impulsionam empresas de base tecnológica brasileiras [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/02/06/fatores-institucionais-impulsionam-empresas-de-base-tecnologica-brasileiras/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation