Metodologias Ativas, muito além de propaganda

Por Marcia Borin da Cunha, pesquisadora, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, PR, Brasil

Logo do periódico Educação em Revista.

O artigo Metodologias Ativas: em busca de uma caracterização e definição consiste em um levantamento teórico no qual apresentamos definições sobre o conceito de Metodologias Ativas, com base em uma pesquisa bibliográfica realizada em 2021, que abrangeu publicações sobre o tema no Brasil. O interesse pela temática surgiu em um grupo de estudo, que constatou um recorrente debate sobre essas metodologias, porém, com uma carência de profundidade quanto à sua definição, ao que elas representam e aos fundamentos básicos essenciais para sua implementação em sala de aula. Assim, os leitores desse texto terão a oportunidade de explorar uma série de elementos que, certamente, são basilares para pesquisas e práticas pedagógicas em escolas e universidades.

Os autores desse estudo são pesquisadores doutores e em fase de doutoramento que pertencem a duas instituições de ensino, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ambas no estado do Paraná, no Brasil. Somos um grupo de pesquisa que, diante da necessidade de explorar melhor o tema “Metodologias Ativas”, empreendeu a tarefa de buscar publicações relevantes a esse respeito. No início das discussões no grupo, constamos a falta de um estudo que pudesse servir de base para pesquisas e implementação de metodologias inovadoras nos diferentes níveis de ensino, e foi nessa construção coletiva que surgiu esse artigo.

Fotografia de três estudantes de costas para a câmera, voltados para um quadro branco resolvendo um problema de física

Imagem: Arquivo pessoal Nathalie Akie.

Os resultados da pesquisa apontam que é possível caracterizar as Metodologias Ativas considerando três elementos básicos, isto é, o estudante, o professor e o ensino. Com base nesses elementos, chega-se a uma definição. Metodologia Ativa é um conjunto de metodologias que visa promover uma educação crítica e problematizadora da realidade, cujo foco está no estudante como protagonista de sua aprendizagem, sendo ele o centro do processo de construção do conhecimento, ancorado na ideia de autonomia e no pensamento crítico-reflexivo. Essa definição, assim como um rol de metodologias que podem ser consideradas como ativas, faz parte do artigo e pode ser um caminho para novas pesquisas e para o desenvolvimento de atividades inovadoras em sala de aula.

O grande desafio de pesquisadores e gestores é a alteração na forma como vislumbramos as atividades didáticas para um mundo em constante mudança e com um perfil estudantil desafiador. Para a efetivação de uma educação inovadora é preciso muito mais do que propaganda. É preciso, em primeiro lugar, conhecimento sobre o tema e vontade política para sua real efetivação.

De nossa parte, continuamos a estudar o tema e contamos com uma pesquisadora do grupo no Chile, que realiza estudos nesse país, que, a partir de um grupo de ensino de física, tem conseguido realizar práticas na universidade, conduzidas por Metodologias Ativas, denominadas lá como “Aprendizagem Ativa”.

Referências

BACICH, L. and MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso 2018.

SOARES, C. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2021.

HERNÁNDEZ, C. and TECPAN, S. Experiencia de reflexión sobre el rol del profesor de física en un contexto de aprendizaje activo. Revista Enseñanza de La Física [online]. 2019, vol. 31, pp. 385-393 [viewed 01 October 2024]. Available from: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/26595

Para ler o artigo, acesse

CUNHA, M.B., et al. Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. Educação em Revista [online]. 2024, vol.40, e39442 [viewed 01 October 2024]. http://doi.org/10.1590/0102-469839442. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/cSQY74VPYPJCvNLQdv4HZYn/

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista: Site | Instagram | X | LinkedIn

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática: Site | Instagram | Facebook | YouTube

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CUNHA, M.B. Metodologias Ativas, muito além de propaganda [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/10/01/metodologias-ativas-muito-alem-de-propaganda/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation