Metodologias Ativas, muito além de propaganda

Por Marcia Borin da Cunha, pesquisadora, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, PR, Brasil

Logo do periódico Educação em Revista.

O artigo Metodologias Ativas: em busca de uma caracterização e definição consiste em um levantamento teórico no qual apresentamos definições sobre o conceito de Metodologias Ativas, com base em uma pesquisa bibliográfica realizada em 2021, que abrangeu publicações sobre o tema no Brasil. O interesse pela temática surgiu em um grupo de estudo, que constatou um recorrente debate sobre essas metodologias, porém, com uma carência de profundidade quanto à sua definição, ao que elas representam e aos fundamentos básicos essenciais para sua implementação em sala de aula. Assim, os leitores desse texto terão a oportunidade de explorar uma série de elementos que, certamente, são basilares para pesquisas e práticas pedagógicas em escolas e universidades.

Os autores desse estudo são pesquisadores doutores e em fase de doutoramento que pertencem a duas instituições de ensino, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ambas no estado do Paraná, no Brasil. Somos um grupo de pesquisa que, diante da necessidade de explorar melhor o tema “Metodologias Ativas”, empreendeu a tarefa de buscar publicações relevantes a esse respeito. No início das discussões no grupo, constamos a falta de um estudo que pudesse servir de base para pesquisas e implementação de metodologias inovadoras nos diferentes níveis de ensino, e foi nessa construção coletiva que surgiu esse artigo.

Fotografia de três estudantes de costas para a câmera, voltados para um quadro branco resolvendo um problema de física

Imagem: Arquivo pessoal Nathalie Akie.

Os resultados da pesquisa apontam que é possível caracterizar as Metodologias Ativas considerando três elementos básicos, isto é, o estudante, o professor e o ensino. Com base nesses elementos, chega-se a uma definição. Metodologia Ativa é um conjunto de metodologias que visa promover uma educação crítica e problematizadora da realidade, cujo foco está no estudante como protagonista de sua aprendizagem, sendo ele o centro do processo de construção do conhecimento, ancorado na ideia de autonomia e no pensamento crítico-reflexivo. Essa definição, assim como um rol de metodologias que podem ser consideradas como ativas, faz parte do artigo e pode ser um caminho para novas pesquisas e para o desenvolvimento de atividades inovadoras em sala de aula.

O grande desafio de pesquisadores e gestores é a alteração na forma como vislumbramos as atividades didáticas para um mundo em constante mudança e com um perfil estudantil desafiador. Para a efetivação de uma educação inovadora é preciso muito mais do que propaganda. É preciso, em primeiro lugar, conhecimento sobre o tema e vontade política para sua real efetivação.

De nossa parte, continuamos a estudar o tema e contamos com uma pesquisadora do grupo no Chile, que realiza estudos nesse país, que, a partir de um grupo de ensino de física, tem conseguido realizar práticas na universidade, conduzidas por Metodologias Ativas, denominadas lá como “Aprendizagem Ativa”.

Para ler o artigo, acesse

CUNHA, M.B., et al. Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. Educação em Revista [online]. 2024, vol.40, e39442 [viewed 01 October 2024]. http://doi.org/10.1590/0102-469839442. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/cSQY74VPYPJCvNLQdv4HZYn/

Referências

BACICH, L. and MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso 2018.

SOARES, C. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2021.

HERNÁNDEZ, C. and TECPAN, S. Experiencia de reflexión sobre el rol del profesor de física en un contexto de aprendizaje activo. Revista Enseñanza de La Física [online]. 2019, vol. 31, pp. 385-393 [viewed 01 October 2024]. Available from: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/26595

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista: Site | Instagram | X | LinkedIn

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática: Site | Instagram | Facebook | YouTube

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CUNHA, M.B. Metodologias Ativas, muito além de propaganda [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/10/01/metodologias-ativas-muito-alem-de-propaganda/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation